POR QUE SER SÓCIO DO IAB

POR QUE SER SÓCIO DO IAB
Arq. Cesar Dorfman

No Brasil quando aparece a sigla OAB todos sabemos do que se trata e o respeito às suas posições colocadas a público é total. Assim é também no caso da Medicina e em outros tantos campos onde entidades de classe solidificaram ao longo de décadas prestigio e credibilidade. Não é diferente em relação à Arquitetura. Fundado em 1921 no Rio de Janeiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, por meio de atos importantes realizados em prol do crescimento de nossa profissão e por atos cívicos ligados ao aprimoramento das instituições e da solidificação da democracia no Brasil, também se estabeleceu como entidade respeitada e procurada pelos governantes para se pronunciar sobre os assuntos relacionados à nossa profissão. Foi por esta atuação decisiva do IAB que nosso trabalho se tornou conhecido e respeitado (lembremos que isto não foi sempre assim e as pessoas perguntavam “arquiteto, o que faz?”).
Em 1925 o IAB elabora a primeira Tabela de Honorários para trabalhos de Arquitetura. Em 1936 publica a primeira revista brasileira específica sobre arquitetura – Arquitetura e Urbanismo. Por meio de árdua luta dos arquitetos a partir do IAB começam, tardiamente a se criar os Cursos de Arquitetura em nosso pais (os primeiros arquitetos a trabalhar no pais eram estrangeiros ou brasileiros formados no exterior). Por iniciativa do IAB começaram os órgãos públicos brasileiros a realizar concursos públicos de anteprojeto, culminando com o concurso para a nova capital, Brasília que, através do Plano Urbanístico de Lucio Costa e dos prédios projetados por Niemayer deram imenso prestigio internacional à nossa Arquitetura. Foi também graças à atuação do IAB que se criou o cargo de Arquiteto na função pública. Como curiosidade, nos anos 60 a Caixa Econômica Federal só possuía em sua estrutura o cargo de Engenheiro,
As Bienais Internacionais de Arquitetura realizadas em conjunto com a Fundação Bienal de São Paulo solidificaram o status internacional da Arquitetura Brasileira assim como a filiação do IAB à UIA – União Internacional de Arquitetos.
No plano político os arquitetos, por meio do IAB, tiveram papel importante em momentos decisivos para a Nação. Assim foi na luta contra o regime de exceção de Vargas, o Estado Novo, e contra a ditadura militar estabelecida a partir de 1964.
Muito extensa é a lista das ações realizadas pelo IAB pela implantação e solidificação de nossa profissão no Brasil. Também extensa a lista de ações de cidadania representando nossa classe. É preciso recordar que até muito recentemente, inicio dos anos 80, quando surgem os Sindicatos de Arquitetos, nossa única entidade representativa era o IAB. O surgimento de novas entidades, a ABEA, a FNA e , mais recentemente a ASBEA veio reforçar nossas lutas mas devemos ter presente que com isto o IAB não se transforma em mero símbolo histórico a ser cultuado, muito pelo contrário se torna agora mais importante pela trajetória, pelo prestigio adquirido e pela conseqüente credibilidade.
Em 1958 se inicia a luta pela criação de um Conselho exclusivo dos arquitetos, desvinculado do sistema CREA/ CONFEA. Por iniciativa do IAB, mais recentemente se cria o Colégio Brasileiro de Arquitetos (IAB,FNA,ABEA,ASBEA) que vai levar adiante esta luta e que vai resultar na assinatura pelo Presidente Lula, em 31/12/2010, da Lei Nº 12378 que cria no Brasil o Conselho de Arquitetos e Urbanistas, o CAU, um passo de vital importância para o crescimento de nossa profissão.
Neste momento de grande importância histórica em que nossa entidade comemora  90 anos de sua fundação constatamos entristecidos que mesmo mantendo a postura outorgada pela sua história e continuando a ser reconhecido nacionalmente como instituição importante, não conseguimos fazer com que o número de arquitetos associados corresponda a esta importância e prestigio. É preciso fazer com que os novos colegas chegando a um mercado de trabalho difícil e cada vez mais competitivo entendam a importância do IAB como centralizador das lutas por melhores condições de trabalho e pelo aprimoramento da arquitetura no Brasil.É preciso que se entenda que o IAB é a única entidade dos arquitetos brasileiros com total independência, seja de interesses setoriais ou do Setor Público, o que lhe confere a isenção necessária para ser porta-voz de nossa classe. É de Demetrio Ribeiro a afirmação, em depoimento ao IAB-SP:
“...e não só é importante existir o IAB como ele manter o seu caráter pluralista e independente, livre de qualquer instrumentalização econômica ou política.”

Poderíamos também, parafraseando o presidente norte-americano, afirmar como síntese, “antes de pensar no que o IAB pode fazer por você é preciso pensar no que você pode fazer pelo IAB”.


 Arq. Cesar Dorfman
Conselheiro Superior IAB-RS

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan