História da arquitetura do Centro de São Paulo

A Companhia Editora Nacional relançou, na semana passada, dois livros dos anos 1970 que, ao mesmo tempo, homenageiam a cidade e contam mais sobre a história de nossa arquitetura. O Centro, é claro, não ficou de fora.
Em São Paulo: Belle Époque (128 páginas, R$ 44,90), 70 ilustrações da artista Diana Dorothèa Danon registram os anos áureos da cidade. Os textos são de Benedito Lima de Toledo, professor titular de História da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). O autor aborda o desenvolvimento da metrópole quando a fonte de riqueza de nossa elite vinha do café, período conhecido como Belle Époque paulistana.
Memória e Tempo das Igrejas de São Paulo (168 páginas, R$ 48,90), os textos do jornalista Leonardo Arroyo e desenhos de Diana, o foco é a história e o valor dos espaços sagrados da cidade. Separamos abaixo três ilustrações dos livros que contam um pouco da história do Centro.
Fachada principal do Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, localizado na avenida Tiradentes, inaugurada em 02 de fevereiro de 1774. Hoje, é vizinho à região da Cracolândia.


Viaduto Santa Ifigênia, construído em 1913 – auge do Belle Époque paulistano.A ilustração de Diana é de 1972.

Conjunto hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, de tijolinhos aparentes, na região central desde o final do século XIX.
                                                                                                                                             Texto: Stéphanie Durante
Fonte : Época São Paulo

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan