A importância da contratação de um arquiteto

Precisa construir, mas não quer dor de cabeça?
Gostaria de atrair olhares com uma obra bem bacana?
Quer aumentar seu patrimônio de forma legal e tranqüila?

Projeto

Com serviços direcionados à sustentabilidade, acessibilidade, verba disponível em cada etapa da construção, beleza, funcionalidade, legislação, necessidade dos atores e escolha da técnica construtiva adequada ao projeto específico, o arquiteto desenvolve projetos eficientes, melhorando assim, o desempenho de cada metro quadrado construído.
Citemos como exemplo, uma residência que possua 10 metros quadrados inúteis. Segundo o SINDUSCON – Nov/2010, o valor de 1 metro quadrado (padrão médio) é R$ 1.030,43. Logo o desperdício será em torno de R$10.000,00 na construção em função da falta de um bom projeto arquitetônico.
Digamos que você não se importa em gastar os dez mil reais, então pense naquele guarda-roupa cuja porta não dá pra abrir direito, pois você se esqueceu de pensar que a cômoda estaria ali... ou na bagunça que é preciso fazer na sala para que todos os convidados possam assistir a um filme na tv... ou na falta de privacidade  quando existe alguém sendo recebido em casa... ou nas infiltrações que fazem com que as paredes tenham que ser pintadas a cada dois anos, fazendo com que sua casa se transforme em um eterno canteiro de  obras... ou na janela que deve ser fechada toda vez que chove (quantos móveis e equipamentos já foram perdidos em função do sol e da chuva!)... ou em outros vinte ou trinta motivos que poderiam ser apresentados aqui, mas que você nem imaginava que ocorrem em função da não utilização dos serviços de um arquiteto!!! No entanto, quando você pensa neste profissional, apenas associa-o a seu conhecido bom-gosto.

Construção 

            Em uma construção administrada pelo arquiteto, haverá menos desperdício na obra. Só este item já pagaria a administração da obra feita com o olho clínico profissional, pois o “desperdício na construção civil é da ordem de 30%” como afirma Luiz Maurício Furtado Maués em seu livro: Metodologia de Organização Interna e Melhoria do Processo Produtivo em Centrais de Montagem de Componentes - Um Estudo de Caso.
Ainda como conseqüência da administração da obra feita pelo arquiteto, você possui adequada escolha dos materiais de acabamento e sua instalação feita de forma criteriosa, coordenação dos trabalhos da obra, controle dos gastos ocorridos na obra, compras feitas a partir de análise do mercado... e o melhor de tudo: sem que você precise transformar sua vida durante a obra.
Você pode desfrutar dos prazeres de utilizar um belo edifício – seja casa, um edifício comercial, institucional... em vez de colocar em risco toda a economia que veio fazendo durante anos!

Venda

Quando quiser vender, você sentirá maior facilidade, pois seus metros quadrados serão bonitos, funcionais, legalizados e com todas aquelas características pensadas ainda em projeto... e, portanto, mais valorizados. 
Caso o comprador não tenha todo o valor necessário, ele poderá financiar. A construção feita pelo arquiteto é legal - item que facilita a aprovação do financiamento pelos bancos – melhorando assim a liquidez da construção.

                                           Arquiteta Luciana Caixeta Duarte  

                                Arquiteta e Urbanista formada em 2004 pela UFT
                                Especialista em Política e Estratégia Brasileira
                                Especialista em Gestão Eficaz de Obras e Projetos
                                Conselheira Superior do IAB/TO

                                            Diretora da Adhara Arquitetura e Engenharia

                                adhara@adhara.arq.br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan