Concurso de Arquitetura - exercício acadêmico

                                                                                                                                                                     Na manhã da última quarta-feira, 02 de março, o Conselho Diretor do IAB Tocantins, representado pelos arquitetos Gilmar Scaravonatti e Cesar Augustus De Santis Amaral, respectivamente presidente e vice-presidente, estiveram na UFT – Universidade Federal do Tocantins a convite da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo participando na disciplina Projeto de Arquitetura V, da qual é professora titular  a Arq. Ana Beatriz Araujo Velasques para falar sobre o Concurso Público de Arquitetura para o edifício sede do IAB Tocantins.
Na ocasião, tanto o presidente quanto o seu vice, expuseram primeiramente sobre o IAB, qual seu papel entre os arquitetos e urbanistas de todo o Brasil e estado, sua função dentro da sociedade e interação com as demais instituições da categoria a nível mundial. Falaram também sobre a recente criação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, criado através da Lei nº 12378  de 31 de Dezembro de 2010, esclarecendo sobre a transição e instalação a nível federal e estadual, bem como, da expectativa da categoria  em relação ao novo Conselho.
 O assunto principal da reunião foi o Concurso Público de Arquitetura para o edifício sede do IAB Tocantins, cujo lote está localizado na 902 Sul ( ACSE 90), Av, Teotonio Segurado, Quadra 07, lote 09, com área de 1.100,00 m² e Edital a ser lançado até o final de março com a  apuração do vencedor prevista para os dias 20 a 22 de Junho de 2011, antes do 137º COSU – Reunião do Conselho Superior do IAB, a ser realizado em Palmas/TO, nos dias 23 a 25 de Junho de 2011.
O presidente Arq. Gilmar Scaravonatti fez um relato de toda a dificuldade que foi o processo de doação do lote por parte do Estado do Tocantins, no qual transcorreu mais de 15 anos entre o processo inical e final com a doação aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado em 2008 e a documentação do lote totalmente legalizada no último ano de 2010. Falou ainda, do grande anseio da categoria de ter um espaço próprio para atender aos associados e sociedade através de um espaço público que tenha a função sócio-cultural, promovendo atividades de capacitação, eventos culturais e sociais que promovam a arquitetura e urbanismo no estado do Tocantins.
Posteriormente o vice-presidente Arq. Cesar Augustus De Santis Amaral, que também é o coordenador do Concurso, discorreu em linhas gerais sobre a expectativa do IAB Tocantins em relação à edificação e sobre a prática dos Concursos Públicos de Arquitetura cuja bandeira de divulgação e incentivo de contratação é uma das politicas nacionais do IAB, detentor de notório saber por ter realizado grandes concursos públicos de arquitetura a nível nacional, contribuindo desta maneira para a qualificação das edificações e democratização de participação de todos os arquitetos e urbanistas no processo seletivo.
Em sua fala, a Arq. Ana Beatriz Araujo Velasques, professora da disciplina Projeto de Arquitetura V, agradeceu a participação do IAB Tocantins e abriu a palavra aos estudantes para questionamentos sobre o IAB e o Concurso, no intuito de dirimir dúvidas, pois o tema da disciplina para o semestre é justamente o Edificio Sede do IAB Tocantins, no qual os alunos deverão observar as mesmas regras , programa de necessidades e cronograma do Concurso, como forma de ter uma atividade acadêmica mais próxima do  exercício profissional e fomentar  a participação em concursos públicos de Arquitetura que é  o objetivo maior do IAB Tocantins.
Ficou estabelecido ainda que como forma de incentivo, todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFT que quiserem exercer a atividade de prática acadêmica de Concurso Público de Arquitetura poderão participar, sendo que as cinco melhores idéias serão premiadas segundo critérios a serem estabelecidos pela Coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação e aval do IAB Tocantins.


Diretoria IAB Tocantins
Gestão 2010-2011

1 comentários:

Unknown on 14 de março de 2011 às 09:18 disse...

Boa sorte, pessoal...

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan