Hamburgo, na Alemanha, é escolhida a capital verde europeia de 2011

A cidade alemã de Hamburgo foi escolhida a capital verde europeia de 2011. A estrutura de transportes e a meta ambiciosa de redução nas emissões de carbono foram fatores importantes que motivaram a escolha.
O condado, localizado no norte da Alemanha, pretende reduzir 40% de suas emissões até 2020 e 80% até 2050, comparado à quantidade que era emitida em 1990. Atualmente a cidade já alcançou níveis respeitáveis, com redução de 15%.
Para que essa eficiência fosse alcançada foi feito um replanejamento na estrutura dos edifícios e mudança na matriz energética nos meios de transporte. Os veículos pesados passaram a contar com motores híbridos e existe um estudo de mudança nos combustíveis dos barcos, para que as transformações sejam ainda mais efetivas ambientalmente. O governo também pretende encontrar uma maneira de usar gás natural no transporte marítimo.
O transporte público em Hamburgo é totalmente eficiente. Existe um ponto de ônibus a cada 300 metros de qualquer habitante. A cidade utiliza dois ônibus híbridos e outros oito estão em fase de testes. Outro coletivo de destaque é o S-Bahn, espécie de trem elétrico alemão, que tem como fonte energética a hidroenergia.
A cidade também é exemplo na preservação das áreas verdes, que ocupam 28% de seu território. As terras cultivadas, parques e áreas verdes públicas compõem 41% da área municipal, que possui 240 mil árvores. Todos esses fatores colaboram para que a qualidade do ar seja considerada muito boa.
O local é um alvo bastante escolhido por cientistas e pesquisadores para os estudos climáticos. A Universidade de Hamburgo abriga atualmente mais de 450 cientistas no Centro de Ciências Marinhas e Atmosféricas, que também é conhecido como campus do clima.


Redação CicloVivo
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2131

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan