Assis Reis

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do colega arquiteto Francisco de Assis Couto dos Reis -Assis Reis- IAB-BA.
Arquiteto com uma obra das mais expressivas no cenário da cultura brasileira, Assis destacou-se como um dos mais importantes representantes da "segunda geração" de arquitetos modernos brasileiros. Nascido no Piauí, em 1926, fez seu curso de arquitetura na Bahia, onde se fixou.

Assis Reis


Transcrevo o que sobre ele disse o arquiteto Nivaldo Barbosa, vice-presidente do IAB-BA:

"Assis foi colaborador do EPUCS, o mítico Escritório do Plano Urbanístico da Cidade do Salvador, na década de 1940; foi o principal colaborador do Arq. Diógenes Rebouças na década de 1950 e início dos anos 1960, naquele que era à época o principal escritório de arquitetura da Bahia; e, a partir do início dos anos 1960, abriu seu próprio escritório, no qual elaborou projetos que obtiveram reconhecimento nacional e internacional, como os edifícios residenciais Solar das Mangueiras e Solar do Itaigara e a sede da Companhia Hidroelétrica do São Francisco, todos em Salvador e todos erguidos na década de 1970. Na década de 1990, elaborou os projetos de requalificação de algumas importante praças do Centro Histórico de Salvador e arredores, como a Praça da Sé e a P raça da Inglaterra.
Assis Reis foi ainda o responsável pela execução, nos anos 1970, da maquete da Cidade do Salvador, em escala 1:2.000, que abrange todo o território do Município e é até hoje constantemente atualizada pela Prefeitura desta capital.
Foi professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA e, em 2008, recebeu o Colar de Ouro do IAB, em reconhecimento à sua trajetória profissional."  

                                                                                                                                                           Nos anos 1990, Assis teve atuação no programa Favela-Bairro, da Prefeitura do Riode Janeiro, onde deixou sua colaboração em diversos projetos, destacando-se o do Morro do Andaraí.

A publicação de sua obra está muito aquém de sua importância e qualidade. Em benefício da cultura, divulgar o trabalho de Assis é um encargo que precisamos assumir, seus amigos e admiradores de seu trabalho.

Assis Reis_01

Sérgio Magalhães, presidente do IAB-RJ

Fonte: IAB/RJ

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan