Natividade - TO

                                                                   banner_natividade                                                                                                                                                               Com a chegada de imigrantes portugueses nessa região, no século XVIII, a procura de ouro, o Arraial de São Luiz foi edificado no topo da Serra, pelas mãos dos escravos, cerca de quarenta mil, trazidos por esses desbravadores. Em 1734, o Arraial foi fundado por Antônio Ferraz de Araújo.
Quando, em 1770, o ouro do lugar já não atendia mais a demanda, os moradores desceram a serra, vindo formar um novo Arraial chamado de Natividade, nome dado graças à devoção dos moradores por Nossa Senhora de Natividade.
Obras arquitetônicas foram edificadas, como a Igreja de Nossa Senhora de Natividade, Igreja de São Benedito, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Igreja de Pedra) e diversas residências, feitas de blocos de barro e pedras, que hoje compõem o Centro Histórico de Natividade. E em 26 de agosto de 1833 foi concedido o titulo de vila.
IgrejadesaoBenedito
Rodeada por belas serras, composta por deslumbrantes obras arquitetônicas, banhada pelo Rio Manoel Alves e por diversas piscinas naturais encontradas em pontos variados das serras, Natividade passa a ser cidade em 01 de junho de 1891.
Tendo como maior riqueza, o povo, com muita simplicidade, donos de uma culinária única, que contam suas histórias, causos e lendas nas portas das casas, grandes artesãos que produzem relíquias em ouro e prata, os nativitanos estão sempre prontos para receber todas as pessoas que se interessam em conhecer a mais antiga e bela cidade do estado do Tocantins.
Natividade


Ao visitar Natividade conheça o roteiro turístico
CYTI TOUR – Aspectos Históricos e Arquitetônicos
· Antiga Cadeia Pública – Museu;
· Igreja Matriz Nossa Senhora de Natividade;
· Casa de Dona Naninha (biscoitos “Amor perfeito”);
· Antigo Palácio do Ouvidor: Joaquim Teotônio Segurado;
· Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;

Natividade_igreja
· Fachada dos Casarões de Estilo Português (Centro Histórico);
· Igreja São Benedito;
· Ourivesaria Mestre Juvenal (Jóias tradicionais em ouro e prata);
· Visita ao Sítio Jacuba: Labirinto de pedra canga no Centro Bom Jesus de Nazaré (Líder espiritual Dona Romana) a 5km do Centro Histórico.
· Piscinas Naturais a 1,500km do Centro Histórico (poções, moinho). Temporada de novembro a junho;
· Cachoeiras do paraíso a 7km do Centro Histórico, com escalada de 1,500km na serra. Temporada de novembro a junho;
· Praia das morenas a 12km de Natividade. Temporada

Fonte: http://www.natividade.to.gov.br/portal1/municipio/historia.asp?iIdMun=100117082

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan