O II Colóquio Habitat e Cidadania: habitação social no campo

 II Colóquio Habitat e Cidadania: Habitação Social no Campo, que será realizado entre os dias 18 a 20 de maio de 2011, no Anfiteatro Jorge Caron, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC / USP) em São Carlos -SP.

coloquio%20habis
O tema da habitação social no campo configura-se, no Brasil, como uma questão que ainda carece de reflexões e problematizações não apenas no seu aspecto teórico, mas sobretudo político. Se por um lado a habitação nos espaços urbanos tem sido pautada com mais efervescência, a habitação nos espaços ditos não urbanos carece de um olhar crítico e reflexivo em busca de uma compreensão mais abrangente sobre suas relações com a cidade e o seu entorno, seus significados e suas demandas.
A partir deste cenário, alguns pesquisadores, de diferentes universidades, têm se debruçado sobre estas questões, sobretudo no que diz respeito à constituição e ao desenvolvimento de comunidades rurais em sua forma plena, garantida por meio da produção e de serviços básicos, como saúde, educação, saneamento e habitação. No ínterim dessa temática, o Grupo de Estudos em Reforma Agrária e Habitat (GERAH), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), organizou, em setembro de 2006, o “I Colóquio Habitat e Cidadania: habitação de interesse social no campo”, reunindo diversos agentes envolvidos com as questões da moradia e da cidadania no campo.
Cinco anos após a realização deste evento, o Grupo Habis tomou a iniciativa de organizar, em parceria com a Usina e o Gerah, o “II Colóquio Habitat e Cidadania: habitação social no campo”, o qual tem o objetivo de reunir diversos pesquisadores, docentes, estudantes, representantes de órgãos públicos, integrantes de movimentos sociais e trabalhadores rurais, de diferentes regiões do país, com diferentes experiências e enfoques, para um momento conjunto de reflexão e problematização das principais questões que compõem o tema da habitação e do habitat no campo.
Dessa forma, espera-se que as discussões suscitadas durante o evento possam contribuir para aproximar e intensificar o diálogo entre todos os participantes, buscando-se uma atualização deste debate no cenário nacional, um questionamento aprofundado dos programas e políticas públicas destinados à habitação no campo e uma qualidade crítica à formação e atuação de pesquisadores e profissionais nas diversas realidades rurais do país.
Para participar é necessário fazer a inscrição pelo e-mail:  habitat.cidadania@gmail.com, disponibilizando os seguintes dados:

1. Nome Completo
2. Instituição (instituição, órgão público, mov. social)
3. Cidade/Estado
4. Contato (e-mail e telefone)
As incrições são gratuitas.

Maiores informações: http://www.coloquiohabitatecidadania.blogspot.com/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan