UFMG lança livros digitais de Arquitetura e Urbanismo

brasao_online_UFMG                                                                                                                                                                Será lançada nesta quinta-feira, 7, às 19h, no Palácio das Artes, a coleção de livros eletrônicos Arquitetura e cidade, coordenada pelo professor Leonardo Castriota, da Escola de Arquitetura da UFMG.
A coleção aborda questões ligadas à arquitetura, à cidade e ao meio ambiente, em obras organizadas e livros de autoria individual, de autores nacionais ou estrangeiros.
Segundo os organizadores, as obras da coleção contêm interface multimídia que explora as possibilidades do meio e traz, ao lado dos textos, um programa com recursos de pesquisa para busca informacional de imagens.
Leonardo Castriota comenta que o formato eletrônico propicia múltiplos recursos, entre os quais a possibilidade de utilização de várias mídias e mesmo a produção de edições bilíngues, com pequeno custo adicional.

Conheça as obras

Os primeiros livros da coleção, a serem lançados nesta quinta-feira, são Paisagem cultural e sustentabilidade (Leonardo Castriota, org.) e Uma escola moderna (Cléo Ales Pinto e Marina Wasner, orgs.).
O livro Paisagem cultural e sustentabilidade aborda a ideia de paisagem cultural, que tem trazido novidades e desafios para a área do patrimônio cultural e do próprio planejamento urbano. O livro trabalha esse conceito sob diferentes pontos de vista e à luz de exemplos no Brasil e no mundo. Reúne textos de especialistas nacionais e estrangeiros. Este primeiro volume da coleção teve o patrocínio da Unesco, através do Programa Monumenta.
Já o livro Uma escola moderna acompanha a trajetória da Escola de Arquitetura da UFMG, que completou 80 anos em 2010, e que é responsável pela formação de grande parte dos arquitetos de Minas Gerais. O livro traz rico banco de dados, composto por imagens provenientes do Laboratório de Foto-documentação Sylvio de Vasconcellos, da Escola de Arquitetura, que principalmente nos anos 1950 e 1960 realizou um amplo levantamento das cidades históricas mineiras e da própria arquitetura moderna, além de registrar o cotidiano da vida na Escola.
Ainda para este ano estão previstos mais dois lançamentos - Arquitetura em Belo Horizonte: novas perspectivas (Leonardo Castriota, org.) e Arquitetura colonial mineira (Ivo Porto de Menezes, org.).
Mais informações sobre os lançamentos podem ser obtidas pelo telefone 3409-8820 e pelo email editora@ieds.org.br. ou pelo site: http://www.editoraufmg.com.br/  Leia mais sobre as comemorações pelos 80 anos da Escola de Arquitetura.

Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/018821.shtml

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan