Arquitetura Brasileira : críticos respondem a enquete

criticos-debate                                                                                                                                                                   O balanço da produção arquitetônica no Brasil nos últimos dez anos não seria completo se não fossem ouvidos alguns dos principais pensadores desse setor. PROJETO DESIGN elaborou cinco perguntas e as submeteu a dez críticos de arquitetura baseados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília e Recife. Dentre eles, nove são arquitetos e professores universitários de diferentes instituições de ensino, públicas e privadas (a única exceção é André Corrêa do Lago, que tem formação em economia).
Sumárias, tal como solicitado, as respostas dão pistas do que pensam os críticos a respeito da arquitetura brasileira no período. A primeira pergunta procurou definir os projetos mais significativos do período. As respostas acabaram conduzindo a um empate, com três votos para cada lado. Por isso, os quatro críticos que não escolheram nenhum dos dois mais votados foram consultados em um segundo turno, que não foi registrado nas respostas a seguir. Novo empate. Assim, o voto de minerva coube ao editor executivo de PROJETO DESIGN.
As questões propostas aos críticos foram as seguintes:
1 - Qual o principal projeto de arquitetura concluído no Brasil na última década? Por quê?
2 - Podemos apontar uma corrente arquitetônica iniciada ou desenvolvida no país nesse período?
3 - Qual é o significado atual da arquitetura brasileira?
4 - Em relação à década anterior, houve avanço ou retrocesso na arquitetura brasileira?
5 - Quais os principais protagonistas da arquitetura brasileira nesse período? Há um grande nome e uma revelação da década?

Veja a matéria completa no link: http://www.arcoweb.com.br/artigos/arquitetura-brasileira-criticos-respondem-25-03-2011.html

Fonte: Portal ArcoWeb

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan