Concurso IAB/TO – Perguntas e respostas 01

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                                                                                                                                            Pergunta 01

                                                                                                                                                            - Prezados colegas, o documento CERTIDÃO DE USO E COUPAÇÃO DO SOLO N°655/2011, apresenta uma divergência de dados:

- Conforme Lei municipal n°386/93 - Uso do Solo, item 4, prevê afastamentos para SUBSOLO, PARA OS FUNDOS COM 3,00 M. , enquanto que o PARECER N°034/2002, PREVÊ AFASTAMENTOS NULOS PARA TODOS OS LADOS, IMPLICANDO EM OCUPAÇÃO DE 100%.

Resposta 01

- Subsolo : Vale o parecer nº 034/2002 ( lembramos que estamos recomendando no programa de necessidades uma permeabilidade de 30%).

Pergunta 02

- Estamos analisando o edital e gostaríamos de saber se pode fazer o acesso de veículos e de pedestre pela Av. Teotonio Segurado, devido a mesma estar afastada do terreno.

Resposta 02

- O mais adequado para o acesso de veículos é a Alameda 02 (Fundos).

- Para acesso de pedestres não vemos nenhum problema.

Pergunta 03

Por gentileza, preciso de esclarecimentos em relação ao levantamento fitoflorístico, no que diz respeito aos exemplares que devem ser preservados e da localização dos mesmos dentro lote.

No edital diz que no lote existem exemplares que devem ser preservados, lista as espécies e quantidades mas não diz quais são os exemplares na serem preservados e nem sua localização dentro do lote.

Resposta 03

- Caso você opte por suprimir parcial ou totalmente a vegetação existente no lote a compensação ambiental da massa arbórea retirada deverá ser feita em frente ao lote, na av. Teotonio Segurado, na área de reserva do sistema viário. As informações que dispomos sobre a vegetação são as que existem nos anexos do Edital, na Fitosionomia do lote.

Pergunta 04

- Gostaria das seguintes informações: ventilação predominante, afastamentos, número de pavimentos permitidos e demais esclerecimentos relevantes.

Resposta 04

- Em relação ao clima de Palmas enviamos abaixo um link no qual você poderá obter informações importantes para o desenvolvimento do projeto:

http://pt.scribd.com/doc/52087788/entac2010

-Sobre os afastamentos, você dever seguir os descritos na Certidão de Uso do Solo.

-Em relação ao número de pavimentos permitidos, não há limite, sendo este limitado ao índice máximo de construção que é de 3.850,00 m², excetuando-se a área de subsolo se houver.

-Outras diretrizes de projeto estão descritas no Termo de Referência e programa de necessidades.

Pergunta 05

- Tenho duas dúvidas:

1- podemos avançar com brises, floreiras e elementos não estruturais sobre os recuos? quanto?

2- podemos utilizar a Alameda 17 como acesso (eventual) para veículos?

Resposta 05

- Marquises e projeções de elementos de fachada são no máximo de 1,50 m.

- A Alameda 17 não pode ser utilizada para acesso de veículos, eventualmente pode ser usada como acesso de pedestres.

Pergunta 06

-Caixa de escada e elevadores, deverão obedecer aos recuos mínimos estabelecidos (2,50m/3,00m)?

Resposta 06

- Elevadores e escada deverão obedecer aos recuos mínimos.

Pergunta 07

- Gostaríamos de saber sobre a questão do projeto do estacionamento. Se ele vai ser proporcional as fases, ou se pode ser construído de uma só vez.

Ainda sobre o faseamento, se cada fase precisa ser projetada para ser construída individualmente e se elas vão ser construídas na ordem que foram dispostas no edital.

Resposta 07

-Em relação ao estacionamento, se é totalmente em subsolo, certamente deverá ser construído de um só vez.

-Em relação ao faseamento, fica a critério do arquiteto dispor qual a melhor maneira a ser construída, seguindo o Edital e programa de necessidades.

Pergunta 08

-Com relação ao exposto no edital: Nos lotes de esquina a lateral confrontante com o logradouro terá afastamento nulo em todos os pavimentos. Pergunta: podemos, então, utilizar o afastamento confrontante com a Alamêda 17- em todos os pavimentos e não apenas no térreo?

Resposta 08

- No caso como o lote é de esquina você pode seguir examente como está descrito na Certidão de Uso do Solo, ou seja, afastamento nulo para a lateral confrontante com o logradouro.

Pergunta 09

- A inclinação da rampa deve ser de no minimo de 20%? ou no máximo? - A rampa deve distar 3,50 mts da edificação? o término da rampa ou inicio dela?

Resposta 09

- A inclinação da rampa é de no máximo 20%

- O início da rampa de acesso ao subsolo deve estar a 3,5m do limite do lote, conforme certidão de uso do solo.

Pergunta 10

-Se eu tivesse entre dois pavimentos uma área verde, com espelhos d'água, tipo uma praça, apenas para contemplação, esse espaço seria contado como área construída?

Resposta 10

- Se a área verde é coberta ela é considerada como área construída.

Pergunta 11

-Tenho algumas dúvidas quanto ao programa estabelecido.

1 - Os sanitários da recepção poderiam ser incorporados aos de serviços (funcionários), até por uma questão de economia.

2 - Quanto à taxa de 30% de permeabilidade, a mesma poderia ser através de floreiras ou diretamente no solo.

Resposta 11

- Em relação aos sanitários é interessante separar o uso dos funcionários e do público.

- Em relação a permeabilidade de 30% é recomendável que seja diretamente no solo devido ao perído chuvoso da cidade de Palmas/TO, que é intenso.

Pergunta 12

-Uma dúvida sobre a torre de escritorios:

Terei que projetar a torre de escritorios, e ela se concentra na mesma edificação da sede? Ou no mesmo lote?

Resposta 12

- A torre já deve ser projetada a nível de estudo preliminar fazendo parte da proposta para o concurso, ficando no mesmo lote, podendo a critério do arquiteto fazer parte da edificação da sede ou não.

Pergunta 13

-Gostaria de tirar uma dúvida sobre as vagas de estacionamento que devem ser previstas no projeto para o concurso (sede IAB-TO).

De acordo com o edital, entendemos que serão:

- 10 vagas para o IAB

- 50 vagas para o público IAB

- 1 vaga para cada unidade comercial (aproximadamente 40 vagas para a torre de edifícios).

Resposta 13

- Pela norma da Prefeitura Municipal de Palmas/TO a exigência é de 01(uma) vaga para cada 100m², sendo que o total seria de 39 (trinta e nove) para toda a obra. No Termo de Referência estamos solicitando 10 (dez) vagas para o IAB/TO + 50 (cinquenta) vagas para o restante total da obra, já incluso as vagas para portadores de necessidades especiais conforme descrito em 5.2

Pergunta 14

1-A Área Permeável – 30% pode ser destinada a estacionamento+pedrisco (reduzindo o nº de subsolos – em função de custos) ou permeável sem parada de veículos - efetivamente jardim?

Nota: Não encontramos esse det. no COE de TO.

2-Na proposta de paisagismo teremos a locação das árvores p/ estudo ou devemos “imaginar” oque irá sobrar na área permeável de cada proposta?

3-A TO prevista é de 50% - 550m2 e teremos 4 etapas de construção...

As possíveis marquises/passagens cobertas de pedestres ligando os blocos entrarão no cálculo de TO?

4-Ref. as vagas: Podemos ter vagas presas com manobrista? Até quantas?

Nota: Não encontramos esse det. no COE de TO. COE-SP até 3vagas presas

Ref. ao Ed. de Escritórios – 4º Etapa - Prever Andar Livre.

5- A previsão é que esses andares serão efetivamente usados ”livres” ou serão subdivididos em salas pequenas p/ locação - com possibilidade de ter todo o andar livre?

Sendo assim:

Qual a metragem –área útil - estimada por andar?

Sendo salas pequenas: -Qual a metragem mínima estimada?).

6 - Essa etapa (4º – Ed. Comercial) - Deverá ser previsto junto ao Conjunto Arquitetônico ou será Efetivamente um “Outro Empreendimento “, isto é: separado efetivamente do Bloco da Sede IAB?

Detalhe: inclusive subsolos? – ou já deveremos prever , pelo menos o SS da Torre/fundações na Etapa do SS, isto é, na 1º etapa?

Ref. a Tecnologia Construtiva:

7-A tecnologia construtiva será uma limitação considerável p/ o projeto.

P/ que o projeto seja efetivamente construído, isto é, saia do papel, o Juri dará prioridade p/:

- uma arquitetura mais ousada (afinal é a SEDE do IAB TO) ou;

- mais racional, em função do custo estimado por m2 (q não é muito e em função de não estarem contabilizados os Subsolos).

Sendo assim, qual a premissa IAB-TO p/ sua SEDE, Ousadia Arquitetônica ou Racionalidade Construtiva (p/ sair do papel em função do custo estimado)?

Resposta 14

1- Se garantida a permeabilidade do solo os 30% podem ser utilizados como estacionamento, dependendo de sua proposta.

2 - No paisagismo não haverá a informação sobre a locação das árvores, pois praticamente todo o lote é tomado por árvores do cerrado de pequeno e médio, sendo que deverá haver uma compensação da massa arbórea retirada (parcial ou totalmente) na área de reserva do sistema viário ( Av. Teotonio Segurado), em frente ao lote.

3- Áreas cobertas são consideradas no cálculo da Taxa de ocupação (TO).

4 - No código de obras de Palmas/TO não há referência sobre vagas presas com manobristas.

5 - O pavimento tipo deve ter a previsão de divisão e possibilidade de ser todo livre, ficando a critério do arquiteto o dimensionamento das salas menores conforme sua proposta . A área de cada pavimento tipo vai depender também da proposta do arquiteto: como restará em torno de 2.050,00m² para a torre, se sua proposta for de verticalização, certamente a área do pavimento tipo será menor e vice-versa se for uma proposta mais horizontal.

6- A torre já deverá ser prevista no conjunto arquitetônico, a nível de estudo preliminar, com toda a sua influência sobre as etapas de construção. Quanto a ser separada ou não do IAB, depende novamente da sua concepção de projeto.

7. Estamos propondo uma construção por etapas para que justamente saia do papel e seja realmente construída. Claro que a limitação financeira exigirá soluções que contemple o valor estipulado, pois estamos trabalhando com os pés no chão. No entanto a proposta poderá ser ousada desde que se proponha uma tecnologia compatível com o valor estabelecido. O júri é absoluto e certamente fará seu julgamento baseado no Edital.

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