IPAC da Bahia abre licitação para iluminar monumentos do Centro Histórico

Centro Histórico Salvador_01

Responsável pela política pública de preservação e difusão dos bens culturais - materiais e imateriais - da Bahia, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), abriu licitação para iluminar monumentos de relevante importância arquitetônica do Centro Histórico de Salvador (CHS). A requalificação da iluminação cênica integra o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador elaborado pelo Escritório de Referência do Centro Antigo, instância tripartite vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
A ação é resultado de amplo convênio entre a SecultBA e o Ministério do Turismo, através da Caixa Econômica Federal envolvendo R$ 28 milhões em recursos a serem aplicados em diversas obras na Baixa dos Sapateiros e no Pelourinho, além da luz cênica. Segundo o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, a publicação da licitação aconteceu último dia 25 (abril) e as propostas serão abertas próximo dia 2 de junho (2011). “Inicialmente vão ser iluminados cinco monumentos com investimento total de R$ 2,5 milhões”, diz Mendonça.
O Centro Histórico é área tombada pelo governo federal como Patrimônio Nacional através do Ministério da Cultura (MinC), e sua gestão é de responsabilidade da Prefeitura Municipal do Salvador, como determina a Constituição de 1988 e a legislação municipal em vigor. O IPAC é vinculado à SecultBA e atua em todo o Estado que detém 417 municípios, agindo com ações pontuais e complementares como essa da iluminação de monumentos. Já a iluminação pública das ruas de toda a capital baiana é uma atribuição legal da prefeitura municipal.
“Os primeiros cinco monumentos a serem iluminados serão a igreja de São Pedro que irá receber 65 luminárias, a de São Domingos que receberá 69 luminárias, a Faculdade de Medicina – a primeira do Brasil – com 87 luminárias, a Catedral Basílica 179 luminárias e a famosa igreja de São Francisco que ganhará 199 luminárias”, relata Mendonça.

São Francisco _Salvador
A iluminação cênica é considerada uma das mais privilegiadas tecnologias para se destacar visualmente monumentos históricos e pontos turísticos de uma cidade. Segundo o eletrotécnico do IPAC, Nivaldo Barreto, a etapa lumiotécnica definiram a utilização das lâmpadas led por oferecerem maior rendimento e baixo consumo. “Já o projeto eletrotécnico consiste em definir cabos, fios e disjuntores, e será executado após a análise e liberação da Coelba”, esclarece Barreto.

Fonte:ASCOM/IPAC

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan