Sem concurso público, projeto de revitalização do Parque Dom Pedro II é finalizado em São Paulo

 

Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, vinculada à USP, foi contratada diretamente para o desenvolvimento dos equipamentos


Mauricio Lima

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, apresentou ontem (4) o projeto de revitalização urbana do Parque Dom Pedro II, na região central da cidade. A construção deve ficar pronta em até seis anos, sob o valor de R$ 1,5 bilhão.

i270440

Sem a realização de concurso público para a seleção dos trabalhos, os projetos foram desenvolvidos pela Fupam (Pesquisa em Arquitetura e Ambiente) ligada à USP (Universidade de São Paulo), a pedido da prefeitura. A reportagem entrou em contato com a fundação, que afirmou não estar autorizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo a informar os nomes dos arquitetos que assinam os equipamentos.

Os destaques do projeto são as unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ocuparão a área onde ficavam os edifícios São Vito e Mercúrio, demolidos recentemente, e onde está o Viaduto Diário Popular, que será demolido em breve. Os dois volumes, sendo um retangular (Senac) e outro poligonal (Sesc), serão conectados ao Mercado Municipal por meio de um boulevar.

A sede do Senac terá grande parte da fachada em concreto aparente, sendo as duas fachadas laterais fechadas com vidro, com algumas aberturas para o público. Nesse local, serão realizados cursos de gastronomia, pela proximidade com o mercado.

Já a sede do Sesc será suspensa sobre duas lajes de concreto, que se estendem para além do limite do edifício, criando uma grande praça. O volume trapezoidal de três pavimentos abrigará cinemas e teatros, além de uma piscina no terraço. A fachada do edifício também será transparente.

Os edifícios estarão suspensos do solo, permitindo o livre trânsito dos pedestres.

Intervenções

A prefeitura explica que o plano urbanístico tem o objetivo de "coordenar as ações sobre a área e está baseado em ações de curto, médio e longo prazos".

i270435

A primeira etapa, de demolição dos edifícios São Vito e Mercúrio, já foi concluída. Já no primeiro semestre de 2012 devem ser iniciadas as intervenções de médio prazo, para a construção de um pontilhão simples sobre o rio Tamanduateí, que dará acesso à área central e ao atual terminal de ônibus, possibilitando a demolição do Viaduto Diário Popular. Ao lado do terminal de ônibus, deverá ser construído um centro de compras e estacionamento público para "dar maior dinamismo ao eixo comercial da Rua 25 de Março".

A avenida do Estado será rebaixada ao longo de 1,7 km, dando lugar a túneis no trecho entre a Radial Leste e a Rua Paula Sousa. Depois da construção dos túneis, um em cada lado do leito do Rio Tamanduateí, os viadutos 25 de Março e Antonio Nakashima serão demolidos.

O Terminal Urbano Parque Dom Pedro II e o Terminal Expresso Tiradentes serão conectados à estação Dom Pedro II do Metrô, criando um sistema integrado de transporte.

A área onde está o terminal receberá lagoas de retenção, que além de oferecerem função paisagística, ajudarão no sistema de drenagem local, protegendo a região de inundações. As lagoas ainda devem funcionar como uma espécie de purificadora das águas, com plantas em seu interior que retirariam boa parte da carga de poluição que carregam. Ao longo do sistema de lagoas, um boulevard conectará o terminal intermodal à região da Rua 25 de Março.

i270437 i270438 i270439 i270441 i270434 i270436

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/sem-concurso-publico-projeto-de-revitalizacao-do-parque-dom-pedro-215012-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan