Arquitetura brasileira perde o professor João Walter Toscano

Arquiteto, reconhecido pelo trabalho investigativo com projetos em pré-moldados e estruturas metálicas, faleceu no último domingo (5) em São Paulo

Mauricio Lima

João Walter Toscano

O arquiteto e professor João Walter Toscano, nascido em Itu (SP), faleceu no dia 5 de junho na capital paulista, aos 78 anos de idade. Toscano foi velado ontem na unidade da FAUUSP, na rua Maranhão, e enterrado hoje pela manhã (4), no Cemitério Redentor.
O arquiteto formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) em 1956 onde, posteriormente, lecionou História de Arquitetura e Projeto. O caráter investigativo de seu trabalho se reflete nas experiências com pré-fabricados e no uso criterioso das estruturas metálicas. Toscano também fez parte de diversas diretorias do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP).

O arquiteto também liderava o escritório João Walter Toscano Arquitetos Associados desde 1958. Assinou projetos importantes, como o plano diretor do município de Itu, o Balneário de Águas da Prata - ambos no interior paulista - e o projeto arquitetônico das estações Largo Treze de Maio, Pêssego e Vila Madalena do Metrô e a Praça do Monumento do Ipiranga, todos em São Paulo.
O seu último grande projeto a ser inaugurado foi um pátio destinado a estacionamento e manutenção de trens da nova linha 4 do Metrô de São Paulo, publicado na edição 204 da Revista AU, e que pode ser conferido aqui.
Confira também:
A afirmação do ofício, artigo  publicado na seção Documento da revista AU 164 sobre o trabalho do arquiteto.
Informações sobre o livro intitulado João Walter Toscano, de própria autoria, retratando sua carreira e obras. Disponível na Loja PINI.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/arquitetura-brasileira-perde-o-professor-joao-walter-toscano-219422-1.asp

1 comentários:

Luiz Marcos de Oliveira on 7 de junho de 2011 às 01:02 disse...

Toscano foi uma figura impar no cenário de nossa arquitetura. Moderno, nunca deixou de, com muito carinho, dar oportunidade aos mais jovens de compartilhar de seus projetos. Tem uma obra magnífica, qual sua personalidade amável, simpática e dedicada.
Valeu, mestre.

Luiz Marcos

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan