Concurso IAB/TO -Perguntas e respostas 03

Logo Concurso media

Pergunta 01

- No andar térreo a Taxa de ocupação deve ser de 100% e nos demais andares de 50%, por tanto podemos ter uma torre de 6 andares para cumprir com a área?

Também aparece que os terrenos de esquina, que e o caso do presente concurso, o afastamento será nulo em todos os pavimentos, o que diverge da informação acima.

Resposta 01

- A altura da torre será em função da área de seu pavimento tipo, observando-se a taxa máxima de 50%.

-Em relação ao afastamento nulo, que dizer que no caso de lote de esquina você pode desconsiderar o afastamento lateral da esquina, mas deve observar a taxa máxima de 50% para os pavimentos acima do térreo.

Pergunta 02

- Sobre as áreas de reserva, que ficam entre o limite do terreno e o meio fio das ruas, existe um projeto padrão da prefeitura para seguir ou podemos intervir como desejarmos, principalmente entre a av. teotonio e o terreno, onde existe uma grande área até chegar ao terreno.

O código diz a respeito de uma calçada mínima de 75cm. Isso é correto?

Resposta 02

- Você pode fazer a intervenção de ajardinamento e passagem de pedestres conforme melhor compor com seu estudo preliminar.

- Em relação a calçada é recomendável que você obedeça a dimensão mínima estabelecida na NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Pergunta 03

- Quem vai utilizar a área médica? Somente os funcionários do IAB ou é aberto para a comunidade?

Resposta 03

- A área médica será utilizada por funcionários e associados do IAB.

Pergunta 04

- Gostaria de saber se é viável utilizar uma contenção de cheias para compensar uma taxa de permeabilidade inferior à 30%?

Resposta 04

- É um recurso interessante que cabe a você decidir pela utilização ou não, sempre observando o custo para a execução da proposta.

Pergunta 05

- Confirmando o conteúdo; teremos que enviar:

1. Envelope pardo A5 contendo: Ficha de inscrição e Mídia Digital

- A "mídia digital" deverá conter: foto do arquiteto, e, texto em arquivo .pdf (Estes dados sãos os denominados, "outros documentos"?)

2. Envelope pardo A5 contendo: Proposta do estudo preliminar, apresentado em até 6 pranchas A2 (formato .pdf), conforme Edital.

Resumindo, este é todo o material que teremos que enviar?

Resposta 05

- Você descreveu em 1 e 2 exatamente o conteúdo a ser enviado.

Pergunta 06

- Gostaria de localizar o levantamento, em planta, da posição de todas as espécies vegetais que constam na Fitofisionomia fornecida.

Resposta 06

- Como as árvores estão muito próximas umas das outras, optamos por não localiza-las no lote, deixando a cargo do arquiteto preservar ou não seguindo as orientações de adensamento constantes na Fitofisionomia.

-Caso você opte por suprimir parcial ou totalmente a vegetação existente no lote a compensação ambiental da massa arbórea retirada deverá ser feita em frente ao lote, na av. Teotonio Segurado, na área de reserva do sistema viário.

- Outra opção é a área de esquina da Av. Teotonio Segurado com a Alameda 17 que é uma área pública e pode ser destinada a ajardinamento e acesso de pedestres.

Pergunta 07

- Gostaria de esclarecer mais uma dúvida à respeito do Concurso. Há algum problema em propor vagas de estacionamento enclausuradas no subsolo?

Resposta 07

- Você deve observar a área mínima de iluminação e ventilação, conforme Código de Obras de Palmas/TO.

Pergunta 08

- É necessário deixar os 2 cm de cada lado (margem) das prancha, seguindo o modelo enviado. Em se tratando de um concurso este espaço, 4 cm no total, é muito precioso, uma vez que temos que inserir várias informações.

Resposta 08

- Você deve observar os 2 cm de cada lado da prancha, conforme modelo.

Pergunta 09

- Estamos organizando gráficos e desenhos nas pranchas e conforme nossa opção conceitual estamos tendo dificuldade em agenciar todos os desenhos necessários à compreensão na escala de 1:200. Podemos adotar 1:250?

Resposta 09

- Sugerimos que você siga o Edital.

Pergunta 10

- Gostariamos de saber quantas vagas para automóveis devem ter no projeto e quanto posso escavar de profundidade no terreno.

Resposta 10

- Pela norma da Prefeitura Municipal de Palmas/TO a exigência é de 01(uma) vaga para cada 100m², sendo que o total seria de 39 (trinta e nove) para toda a obra. No Termo de Referência estamos solicitando 10 (dez) vagas para o IAB/TO + 50 (cinquenta) vagas para o restante total da obra, já incluso as vagas para portadores de necessidades especiais conforme descrito em 5.2

- Em relação ao subsolo veja o relatório de sondagem no Edital.

Pergunta 11

- Uma vez enviada a ficha de Inscrição somente em nome do arquiteto coordenador, gostaria de saber se é possível incluir os nomes dos membros da equipe na ficha impressa, a ser anexada ao estudo preliminar.

Resposta 11

- Na ficha impressa há um espaço para a inclusão do nome dos membros da equipe.

Pergunta 12

- Outra dúvida que ficou é quanto ao uso das calçadas, posso usá-las para criação de paisagismo de acordo com o projeto, criando canteiros e pisos que interajam com o edifício?

Resposta 12

- É recomendável a criação de paisagismo que interaja com o edifício.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan