Especialistas estrangeiros debateram o uso do BIM durante workshop em São Paulo

Rafael Sacks, professor do Instituto de Tecnologia de Israel, ainda apresentou um novo sistema de controle em canteiro de obras baseado no Building Information Modeling, chamado KanBIM


Ana Paula Rocha

Bim                                               Especialistas estrangeiros debateram o uso do BIM (Building Information Modeling, ou, em português, Modelagem da Informação da Construção) no Workshop BIM Avançado, realizado na última segunda-feira (25), em São Paulo.

Com a ferramenta, arquitetos, engenheiros e construtores trabalham juntos criando, trocando e gerenciando modelos da edificação. Os agentes usam diferentes tipos de ferramentas BIM para as tarefas pelas quais são responsáveis. Porém, a exportação de dados entre os programas por meio do IFC (Industry Foundation Classes) e a falta de bibliotecas de componentes compatíveis com o mercado brasileiro, são os principais entraves apontados pelas empresas para a expansão do conceito no Brasil.

Consultor sobre BIM na Gafisa, Jan Reinhardt, engenheiro da Adept Design Delivery, minimiza esses problemas. Segundo ele, no início da implantação do sistema a construtora enfrentava a dificuldade de representar a alvenaria, o chapisco e a cerâmica, que não estão disponíveis na biblioteca de componentes. A equipe decidiu então representar os componentes por meio de três camadas, como se fossem paredes. Em paralelo, foi criado um catálogo para mostrar como os objetos foram representados e que tipo de IFC foi utilizado. "O IFC só é um problema se as empresas não souberem o que é importante para a detecção de incompatibilidades", acredita. "Além disso, ao ver nosso problema, o fabricante se dispôs a desenvolver uma tecnologia para melhorar isso. Então, foi uma experiência muito positiva", analisa Reinhardt.

Para Charles Eastman, professor do Instituto de Tecnologia da Georgia, apesar de desafiante, o BIM deve começar a ser utilizado pelas empresas mesmo que aos poucos. "O BIM é uma tecnologia aberta que está se expandindo em todo o mundo. Sua implantação deve mudar as práticas internas dos escritórios de arquitetura e de projetos. Mas é preciso começar simples: primeiro praticar a geometria para depois partir para a inserção de informações e para as análises mais avançadas", indica Eastman.

BIM no canteiro de obras

Além do projeto, os modelos BIM já são úteis também para o aperfeiçoamento do planejamento e controle de obras, transmitindo informações sobre o produto e o processo de produção diretamente às equipes no canteiro, apoiando a alocação de mão de obra e minimizando as perdas decorrentes de esperas, retrabalho e problemas de qualidade. "A complexidade das construções só vem aumentando e isso cria um problema maior de coordenação, que pode ser resolvida com o conceito BIM", acredita o professor Rafael Sacks, do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion).

Sacks apresentou um novo sistema de controle em canteiro baseado em BIM, chamado KanBIM. O sistema é disponibilizado para que os líderes de equipes em canteiros acessem as tarefas atualizadas e o "status" das informações de consumo de materiais, além dos mais recentes detalhes de projeto. O equipamento também permite que as equipes relatem o "status" do seu próprio trabalho, descrevendo, se necessário, problemas ou pedindo mais informações em tempo real.

"Há muito desperdício porque a mão de obra está despreparada. Esse software permite que as pessoas visualizem não só o projeto no canteiro de obras, como também as atividades que devem ser desenvolvidas naquela semana, melhorando o planejamento", explica o professor. O KanBIM está em fase de testes e ainda não é comercializado.

O Workshop BIM Avançado foi promovido pelo Grupo Interinstitucional sobre BIM, que é formado pelo SindusCon-SP, Secovi-SP, Abece, AsBEA, Abrasip e Agesc, além da Poli-USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fonte:http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/especialistas-estrangeiros-debateram-o-uso-do-bim-durante-workshop-em-225369-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan