Rico artesanato tocantinense também é destaque na FLIT

 Artesanato Foto: Adilvan Nogueira

O rico artesanato tocantinense é uma das novidades da Flit - Feira Literária Internacional do Tocantins. O Espaço Artesanato do Tocantins, localizado próximo ao espaço destinado à catedral, reúne peças dos mais variados materiais da natureza que nascem em terras tocantinenses. Com uma extensa exposição de peças oriundas de todo o Estado, monitorada pelas próprias artesãs, o visitante pode ter acesso aos mais criativos e diferentes adornos que vai desde o peculiar capim dourado, peças em babaçu, cerâmica e buriti aos adereços e jóias com as pedras de cristal de Cristalândia.

São quadros, mandalas, colares, esculturas, jóias, chapéus, cerâmicas uma infinidade de produtos que misturam beleza e arte e formam um artesanato diferenciado com riqueza de detalhes. A assistente social, Márcia Borba, diz que viaja o Brasil inteiro, mas não encontra um artesanato como o do Tocantins. “Sou natural de Miracema, mas viajo todo o país e não encontro um artesanato como este   que existe no nosso Estado, com esta qualidade e este diferencial”, disse Márcia elogiando o trabalho feito que deu forma a uma bicicleta de cipó.

Uma das primeiras artesãs de Taquaruçu, desde 1999, Teresa dos Santos produz belas peças com a palha do Babaçú e Buriti. Hoje com seu ateliê, já conhecido na cidade, ela expõe suas peças na Feira. “Achei uma boa oportunidade trazer para a Flit nosso produto, até porque aqui tem pessoas de outros Estados que querem conhecer mais sobre o artesanato tocantinense”.

A presidente da Associação de artesãos da Feira do Bosque, Ruth Brunes, elogiou a iniciativa da Secretaria da Cultura de promover essa diversidade na Feira com o artesanato tocantinense. “Achei válida a iniciativa da Secretaria da Cultura, temos uma estrutura grande, com a união de várias associações e artesãos e produtos de todo o Estado e também com a exposição de vários materiais como palha, buriti, argila, decoração com cipó, capim dourado, bucha e diversos produtos orgânicos como semestres e grãos que nascem aqui e viram arte pelas mãos de nossas artesãs”, disse Ruht.

O espaço permanece aberto das 14 às 22 horas durante os dias da Feira até o dia 03 de agosto.

Release nº 108/29.07.11/Jarlene Souza

Fonte: http://cultura.to.gov.br/noticia.php?id=628

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan