I Seminário da Diversidade é aberto pelo Balé-Afro, da Cia. Liberdade de Teatro, Canto e Dança

A Cia. Liberdade de Teatro, Canto e Dança por meio da aula de História Dramatizada Balé-Afro, abriu oficialmente o I Seminário da Diversidade na noite da última segunda-feira, 1º de agosto.

Afro                                                                                                                                                   Cia. Liberdade de Teatro, Canto e Dança

E como dizia Paulo Freire: “Se a educação não transforma sozinha a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda”. Julgando a cultura e igualmente a educação, como um dos maiores valores da vida humana, que a Cia. Liberdade de Teatro, Canto e Dança por meio da aula de História Dramatizada Balé-Afro, abriu oficialmente o I Seminário da Diversidade na noite desta segunda-feira, 1º de agosto. Através dos dialetos, figurinos, danças e instrumentos musicais, o público presente passou a ter uma nova identidade da contribuição dos povos africanos na cultura brasileira. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia. O trabalho da Cia. Auxilia no cumprimento da Lei Federal 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da Cultura Afro e Afro descendente nas escolas.

Após a apresentação, o secretário estadual da Educação (Seduc), Danilo de Melo, disse que a equipe da Seduc está trabalhando para tornar a educação do Tocantins, inclusiva. O professor destacou que a Feira Literária Internacional (Flit) não teria sentido se não tivesse a formação continuada dos professores.

Em seguida, houve a entrega de prêmios aos “Mestres do Saber”. Uma das pessoas homenageadas foi Raimunda Gomes da Silva, em Educação no Campo. Dona Raimunda e quebradeira de coco e líder comunitária na região do Bico do Papagaio.

Houve ainda o lançamento do Projeto Educação e Sustentabilidade, produzido pela RedeSat. O Projeto visa envolver todas as escolas da Educação Básica da rede pública e privada, onde as mesmas serão desafiadas a promover iniciativas que busquem ações sustentáveis, envolvendo reciclagem, reflorestamento, ações de conscientização, ou outra ação que venha gerar resultados benéficos ao meio ambiente.

A abertura do Seminário foi encerrada com uma palestra show da atriz, diretora, produtora e artista plástica Iléa Ferraz.

O cenário da Educação na Diversidade mostra a necessidade de construir uma proposta de educação integral, que proporcione atividades intra e extra-escolares que respeite as diferenças, as limitações, os direitos humanos em educação, cultura e arte, crenças, sexualidade, etnias, meio ambiente e o campo. Que oportunize a democratização dos saberes, promovendo a inclusão e o desenvolvimento educacional dos estudantes.

Balé-Afro

A Companhia de teatro é ligada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unicamp/SP e ao Núcleo de Estudos de Preconceitos e Intolerâncias, através do diretor e fundador, Natanael dos Santos. As aulas dramatizadas já foram assistidas por cerca de 300 mil estudantes

O professor Natanael dos Santos, usando vestimenta original do século XIV e cantando música do idioma Banto, animou a platéia presente, que interagiu do começo ao fim, com o historiador. Ele afirmava que “Não existe preconceito e sim, falta de informação. Que a nossa diferença não faça a menor diferença”.

Fonte:http://robertatum.com.br/agendacultural/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan