Iluminação põe em foco espaços públicos

A premiação anual da Associação Internacional de Lighting Designers (Iald) realizou este ano sua 28ª edição, contando com a participação de cerca de 200 concorrentes. Dois projetos urbanos - uma ponte e a urbanização de uma orla marítima - foram os grandes vencedores, tendo conquistado a pontuação máxima entre os outros quatro prêmios Excelência, os oito prêmios Mérito e as três menções especiais, listados em ordem decrescente da pontuação conferida pelo júri.

ponte-telekom-alemanha-2                                                                 Licht Kunst Licht, ponte Telekom, Bonn, Alemanha - Arquitetura SBP - Categoria estruturas monumentais e espaços públicos
Prêmio Radiance - Foto: Lukas Roth

O ganhador do prêmio Radiance, o maior conferido pela Associação Internacional de Lighting Designers, foi o projeto de iluminação da ponte de pedestres Telekom, na Alemanha, concebido pela empresa Licht Kunst Licht.

A ponte tem desenho curvo, extensão total de 74 metros, silhueta delgada - para o que colabora o uso de vidro nos guarda-corpos e no revestimento das torres laterais de acesso - e está suspensa sobre uma movimentada avenida da cidade de Bonn.

Ela interliga dois edifícios da empresa de telecomunicações que lhe dá nome, mas é aberta também ao uso público.

Dois pares de contrastes foram destacados pelo júri como méritos do trabalho: o da luminosidade intensa e difusa da ponte contra a iluminação rebaixada do entorno; e o da luz branca e homogênea em contraponto à iluminação pontual na cor magenta - a mesma da marca.

Fonte e matéria completa: http://www.arcoweb.com.br/lightning/premiacao-anual-associacao-internacional-lighting-designers-iald-19-08-2011.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan