Jorge Raineski fala sobre o CAU

jorge-raineski                                                                                                                                                         Os anos de trabalho em entidades de classe e no sistema Confea/ Creas - está no meio desde 1982 e, entre outros cargos, presidiu o IAB/ SC - parecem ter talhado a retórica do arquiteto Jorge Raineski para a política. Afável e de raciocínio cuidadoso, Raineski está, no momento, à frente de uma missão espinhosa: formalizar a constituição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e suas unidades regionais.

Arquitetos e urbanistas não diretamente envolvidos na criação do CAU têm manifestado preocupação com a constituição do conselho. Afinal, eles terão ou não o CAU ainda este ano?
A lei prevê que o processo de transição seja realizado pela CCEARQ através das coordenadorias nacionais e das coordenadorias regionais das câmaras especializadas de arquitetura, com o acompanhamento das entidades de classe nacionais que compõem o CBA - Conselho Brasileiro de Arquitetos, ou seja, IAB, FNA, Abea, Asbea e Abap. Como parte do sistema Confea/Creas, nós [CCEARQ] não temos personalidade jurídica.
Existe, portanto, a dificuldade inicial de que, sendo responsáveis pela transição, temos que nos submeter às normativas do sistema. No primeiro entendimento, acreditava- se que esse processo seria feito com a participação tanto dos arquitetos como do próprio Confea, de forma harmoniosa. No entanto, o sistema Confea/Creas é pesado e tem um efeito de temporalidade diferente do que a lei prevê. Quer dizer, um ano para essa transição tem gerado inúmeras dificuldades, principalmente para os arquitetos, porque o sistema não a vê de forma harmoniosa.

Fonte e entrevista completa: http://www.arcoweb.com.br/entrevista/jorge-raineski-01-08-2011.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan