Arquitetura – Theatro Sete de Abril, Pelotas/RS (1831/1834)

Theatro_7abril

O Theatro Sete de Abril foi a primeira casa de espetáculos a abrir suas portas às artes cênicas na província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

No auge do ciclo econômico das charqueadas, Pelotas era uma próspera cidade; os charqueadores, detentores do poder político e econômico, construíram belas residências, prédios públicos e monumentos que obedeciam a traços arquitetônicos imponentes, revelando suas aspirações à nobreza.

Fundado em 1834 o Theatro Sete de Abril originou-se de uma agremiação de 63 sócios, proprietários de cadeiras e camarotes no teatro, denominada Sociedade Scênica. Infelizmente, não há registros da data de fundação da Sociedade.

Inaugurado em 2 de dezembro de 1834, há divergências quanto à origem de seu nome: há quem acredite que é homenagem ao Dia do Fico, para muitos data da verdadeira Independência do Brasil; outros que honra a data da fundação da vila.

Recebeu três visitas imperiais: em 1846, o Imperador Pedro II e sua Imperatriz foram aclamados e a corte ceou no salão do teatro durante o intervalo do primeiro para o segundo ato; em 1865, em nova visita, o casal imperial foi aplaudido pela plateia entusiasmada; e em 1885, foi a vez da Princesa Isabel e do Conde D’Eu que, hospedados na cidade, compareceram a vários espetáculos.

Talvez dessas visitas resulte o fato de Pelotas ter, em sua história, ilustres habitantes: nove barões, dois viscondes e um conde...

No Theatro Sete de Abril havia apresentações diárias. Companhias líricas italianas, francesas, espanholas; companhias teatrais de renome; recitais de música e de poesia, Pelotas era, e é, um grande centro cultural e isso se deve em parte a esse teatro.

Em 1916, o teatro foi reformado e disso resultou a linha art déco que hoje o caracteriza. Ganhou três vitrais: o central tem as cores da bandeira do Brasil e os laterais, as cores do Rio Grande do Sul. É tombado pelo IPHAN por seu alto valor histórico.

Há mais de um ano está fechado para obras. Não consegui saber qual sua situação agora. Aliás, aproveito para um desabafo: há leitores que se queixam desta seção não apresentar mais temas brasileiros, já que nosso Brasil é culturalmente muito rico. É verdade, se bem que nação ainda jovem. Somos da mesma idade do Moisés de Michelangelo.

Mas não é isso que me impede de homenagear mais vezes a cultura nacional. Cito dois motivos: o estado em que se encontra a maioria de nossas riquezas artísticas e a dificuldade em encontrar imagens de boa qualidade, disponíveis para cópia. Mais fácil encontrar boas fotos de uma cidade no interior da Hungria, como Pécs, do que de Pelotas, por exemplo. Desanima.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/09/28/arquitetura-theatro-sete-de-abril-pelotas-1831-1834-408230.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan