9ª Bienal Internacional de Arquitetura traz conferência do arquiteto francês Dominique Perrault

 exposicao_geral_nonaBia

Na próxima quinta-feira, 03 de novembro, o arquiteto francês Dominique Perrault fará a conferência de abertura da 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. O convidado francês irá apresentar projetos recentes realizado pelo seu ateliê Parisiense.

A palestra acontecerá no Auditório Ibirapuera às 14h, no Parque do Ibirapuera em frente à OCA local de realização da Bienal de Arquitetura deste ano.

O arquiteto Dominique Perrault vem ao Brasil participar desta 9ª edição da Bienal de Arquitetura também como curador na exposição “METRÓPOLIS?” que é a exposição oficial francesa.

Exibida no ano passado na 12ª Bienal de Veneza, a mostra trará projeções ao invés de maquetes ou desenhos de arquitetura. Os 16 filmes foram realizados em parceria com o consagrado documentarista francês Richard Copans, fundador da produtora "Films d'Ici". A exposição “METRÓPOLIS?” originou-se no pavilhão francês da Bienal de Veneza de 2010. Feita sob medida para o Padiglione Francese, sua cenografia foi readequada a arquitetura à Oca de São Paulo.

Dominique Perrault procura mostrar com a exposição METRÓPOLIS? que A METRÓPOLE NÃO É UMA CIDADE, mas sim um território composto essencialmente de espaços livres, abertos ou disponíveis. Dessa maneira, revelar, transformar e proteger esses VAZIOS são ferramentas fundamentais para governar, imaginar e viver nessas cidades.  Além da “Grand” Paris, estão presentes na exposição as cidades francesas de Bordeaux, Lyon, Marselha e Nantes.

Ainda como parte da programação da Bienal, Dominique Perrault participará do Seminário “Rendez-vous METROPOLIS? São Paulo - Entre megalópole e metrópole: estratégias de projetos urbanos”, no dia 04 de novembro. O evento é fruto da parceria entre a Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e a 9ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Renomados profissionais da arquitetura brasileira e francesa participarão de mesas redondas e palestras durante todo o dia. Os interessados no Seminário na FAAP devem se inscrever pelo site https://central.faap.br/metropole/metropole.asp .

Quem é DOMINIQUE PERRAULT

Figura de destaque da arquitetura francesa, reconhecido especialmente pela Biblioteca Nacional da França (Paris), o velódromo e a piscina olímpica de Berlim, a extensão da Corte de Justiça das Comunidades Europeias em Luxemburgo, o centro olímpico de tênis de Madri ou a Universidade Feminina de Ewha, em Seul, Dominique Perrault coordena igualmente vários estudos de urbanismo na França e no exterior, como o centro europeu em Sófia (Bulgária) e o novo distrito da estação de trens em Locarno (Suíça). Membro do conselho científico da Grand Paris, foi nomeado curador do pavilhão francês na 12ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2010.

Quem é RICHARD COPANS

Richard Copans fundou em 1977 a produtora "Films d'Ici", uma das mais importantes produtoras de filmes na França. Desde 1992, ele produz "Architectures", uma coleção de documentários consagrados às mais importantes obras arquitetônicas internacionais. Uma antiga cumplicidade, formalizada por vários filmes e produções concebidos em conjunto, une Dominique Perrault e Richard Copans em seu propósito de tornar a arquitetura, a cidade, o espaço urbano acessíveis a todos.

SERVIÇO:

CONFERÊNCIA DOMINIQUE PERRAULT

Aonde:

Auditório Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº

Parque Ibirapuera

(11) 3629-1075

Quando:

03/11 - quinta-feira

14h00

Entrada:

gratuita

 

EXPOSIÇÃO "METRÓPOLIS?"

Aonde:

9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Quem:

Curadoria de Dominique Perrault

Filmes:

Richard Copans

Realização:

Institut Français / Paris

www.institutfrancais.com

Ministério da Cultura

http://www.culture.gouv.fr/

 

9ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO

Aonde:

OCA – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº

Parque Ibirapuera

(11) 5083 4260

(11) 5083 4264

nonabia@nonabia.com.br

www.nonabia.com.br

Quando:

de 02/11 a 04/12 de 2011

terça a domingo das 10h00 às 22h00

Quem:

Curadoria Arq. Valter Caldana

Entrada:

R$ 10,00 / Estudantes R$ 5,00

Realização:

Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo

www.iabsp.org.br

(11) 3259-6866

Instituto de Arquitetos do Brasil - Direção Nacional

www.iab.org.br

SEMINÁRIO RENDEZ-VOUS METROPOLIS? SÃO PAULO - ENTRE MEGALÓPOLE E METRÓPOLE: ESTRATÉGIAS DE PROJETOS URBANOS

Aonde:

FAAP – Centro de Convenções

Rua Alagoas, 903

Higienópolis

(11) 3662.7518

Quando:

04/11 - sexta-feira

Das 9h00 às 19h00

Entrada:

Gratuita mediante inscrição pelo site https://central.faap.br/metropole/metropole.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan