Bienal de Arquitetura propõe a construção da cidadania

A 9ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) vai até 4 de dezembro de 2011 na OCA, no Parque do Ibirapuera, com o tema "Arquitetura para todos, construindo cidadania". São cerca de 400 projetos vindos de mais de 30 países e 20 estados brasileiros, divididos em 20 exposições. A OCA também tem 7 oficinas de projetos, 13 seminários, 11 debates, e um festival de cinema. Quatorze países contam com representações oficiais. Em frente à OCA está instalado um mock up de um veículo leve sobre trilhos para instigar o debate sobre transporte urbano. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 22h, e a entrada custa de R$ 5 a R$ 10. "Queremos que a Bienal seja interessante para arquitetos e público em geral. Queremos mostrar a presença da arquitetura no dia a dia das pessoas", explica o curador Valter Caldana.
Além da OCA, a Bienal estará em pelo menos nove escolas de arquitetura na capital e cinco unidades do Sesc no interior de São Paulo. As estações Sé, República, Tamanduateí e Vila Prudente do Metrô também receberão exposições. Pontos selecionados do centro de São Paulo são o roteiro paulistano da 9ª BIA - espaços significativos do ponto de vista do tema da Bienal. Outras sugestões de visitação são a escultura Cidade Suspensa, na Praça Victor Civita, e o Centro Cultural São Paulo. Com o objetivo de envolver todos os visitantes na proposta "arquitetura para todos", a exposição "A cidade em movimento" merece destaque. O público poderá criar uma cidade com 200 mil peças de Lego, num espaço de 27m². A maquete estará cercada por imagens ao vivo de São Paulo, de outras cidades do mundo e da própria montagem. "A ideia é promover o exercício da cidadania", diz Caldana. Grandes nomes da arquitetura do Brasil e exterior estarão presentes. A primeira palestra acontece hoje, com o premiado arquiteto francês Dominique Perrault. No dia 26 de novembro, acontece A Conferência Magna Urban Age, pesquisa internacional que investiga as cidades do futuro.
Estudantes e profissionais poderão participar de oficinas, ateliês internacionais, seminários técnicos e debates com arquitetos renomados.
Os projetos elaborados nestes encontros também serão expostos na Bienal. "Com isso, a Bienal produzirá conhecimento na medida em que acontece", explica Caldana.

Fonte: http://www.dci.com.br/Bienal-de-Arquitetura-propoe-a-construcao-da-cidadania-8-396853.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan