Concurso Público Nacional de Idéias – Requalificação de Largos do Pelourinho

Apresentação

Tereza Baptista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D´Água; imortalizados pela prosa de Jorge Amado, hoje emprestam seus nomes para os Largos do Pelourinho, com muita justiça, já que este era o palco de boa parte de suas histórias.

O Governo da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, está promovendo a requalificação destes três espaços, com uma licitação pública na modalidade concurso, processo de seleção democrático e participativo, que privilegia qualidade e criatividade.

Pelourinho

Com organização do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, o Concurso Nacional de Ideias – Requalificação de Largos no Pelourinho: Tereza Baptista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D´Água – Centro Histórico de Salvador, pretende selecionar propostas que expressem a relação simbólica e cultural que os projetos devem ter com o sitio, apontado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, dada a sua importância histórica e arquitetônica.

Tomando como princípios básicos de avaliação a acessibilidade, a qualidade técnica, a plasticidade e a durabilidade dos materiais, esta operação proporcionará a implantação de um conjunto de ações que trarão melhorias aos espaços, para que o Pelourinho possa continuar encantando todo o mundo.

O IAB/BA e o IPAC aproveitam para prestar uma homenagem a Carybé, no ano de seu centenário. Baiano Honoris Causa que, com Dorival Caymmi e Jorge Amado – cujo centenário também já se anuncia – forma uma certa Baianíssima Trinidade. Juntos levaram aos quatro cantos do mundo a verdadeira Bahia, sua gente, seus costumes e sua cultura. Vale lembrar que Carybé realizou sua primeira exposição no Brasil, justamente no IAB, em 1945.

 

Fonte e inscrições: http://www.iab-ba.org.br/concursolargospelourinho/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan