Abal e Afeal avaliam desempenho de esquadrias de alumínio

Associações divulgaram resultados de programas de ensaios para verificação da capacidade de atenuação acústica dos fornecedores


Mauricio Lima

 

Afeal

A Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) e a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) divulgaram, na última sexta-feira (2), os resultados de programas de ensaios com sistemas e esquadrias padronizadas de alumínio para verificação da capacidade de atenuação acústica. Segundo a Abal, os ensaios foram iniciados em abril de 2010, com padrão intermediário, com as tipologias mais utilizadas em dormitórios. Já a Afeal iniciou os trabalhos em outubro de 2010, com esquadrias de alumínio padronizadas.

"Quando consideramos o sistema da fachada, as janelas de padrão intermediário atendem e, muitas vezes, superam as exigências", diz Cintia Figueiredo, do Comitê da Construção Civil da Abal. Segundo os ensaios, realizados com base no capítulo relativo ao isolamento acústico da Norma de Desempenho (NBR 15.575), as esquadrias ensaiadas atendem e, em alguns casos, superam os índices das classes I e II, que são definidos a partir da região onde a edificação está localizada. Já na classe III, as construtoras terão que adotar janelas com um desenvolvimento superior ao que normalmente compram.

Segundo Figueiredo, essas esquadrias que obtiveram bons desempenhos atendem à NBR 10.821 com relação à estanqueidade à água, penetração de ar e requisitos estruturais. "Quando melhoramos a vedação de uma esquadria, melhoramos junto a isolação sonora", disse Fabiola Rago, consultora técnica da Afeal.

De acordo com a Abal, as janelas que apresentaram melhores resultados foram as integradas, pois não contam com frestas. "Ambos os estudos concluíram que as janelas de correr, da forma como são feitas hoje, não importa de que material, chegaram ao seu limite de vedação: independentemente do emprego de perfis mais robustos, o isolamento muda muito pouco, porque a tipologia exige que a janela tenha uma fresta entre uma folha e outra para poder correr. Necessariamente, onde passa o ar, passa o ruído", diz Rago.

As associações estão trabalhando em conjunto para a produção de um material técnico para a orientação dos fabricantes de esquadrias e das construtoras. Os fornecedores deverão informar em seus catálogos o desempenho acústico de cada produto, a partir de resultados obtidos em ensaios.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/abal-e-afeal-avaliam-desempenho-de-esquadrias-de-aluminio-242761-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan