Arquitetura vernácula na comunidade cubana de San Pedro

 

Trinidad, Cuba (Prensa Latina) A comunidade rural de San Pedro é um dos mais valiosos conjuntos da arquitetura vernácula que se conserva na região central de Cuba, incluída pela UNESCO na Rota do Escravo.
  Há uma década Roberto López Bastida, Conservador de Trinidad, mais conhecido por Macholo, lamentavelmente falecido na plenitude da vida e de suas faculdades intelectuais, deu-nos a primeira visão de tão interessante lugar.
Assim soubemos que este assentamento, encravado nas terras do sul da planície costeira de Sancti Spíritus, teve sua origem na segunda metade do século XIX, durante o auge da indústria açucareira nesta região centro-sulista.
San Pedro está ao leste com o vale dos Talentos, outrora de San Luis, declarado em 1988 pela Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) Patrimônio da Humanidade, junto ao centro histórico de Trinidad, fundado em 1514.
O antigo bairro caracteriza-se pelas moradias de embarrado ou barro, técnica construtiva que consiste em uma estrutura de forcados embutidos no solo. A essa estrutura agrega-se- uma armação de barro até formar as paredes.


CASAS DE BARRO
Poucos anos depois de fundada, a comunidade de San Pedro foi vítima de uma epidemia de cólera, como consequência das péssimas condições de vida desta massa semiescrava, que habitava em uma espécie de barraco aberto, enquanto ao redor de 1868 um incêndio arrasou o povoado.
Fontes históricas asseguraram que seus moradores voltaram ao construir no mesmo lugar onde dantes se levantou, e preservou este interessante povo.
Assim, afirmam que todos os talentos pelos contornos como El Guáimaro e El Palmarito, entre outros, garantiam desta maneira sua mão de obra escrava na época de maior apogeu açucareiro.
De acordo com Víctor Echenagusía, especialista do Escritório do Conservador da Cidade de Trinidad e o vale dos Talentos, em San Pedro conserva-se este sistema construtivo de barro, uma muito antiga técnica.
As moradias estão integradas por uma sala e a ambos os lados os dormitórios, seguidos por uma ampla cozinha-comedor. À entrada do lar levanta-se um portal corrido, sustentado por tábuas.
Segundo os dados oferecidos à Prensa Latina por Echenagusía, atualmente habitam em San Pedro umas mil 500 pessoas e conservam-se cerca de 160 casas com a tipologia original.
Foi o isolamento social e geográfico do caserío o que contribuiu a um peculiar modo de vida, onde primam os mais arraigados costumes das etnias africanas misturadas com as tradições criollas.
Atualmente há pobladores que constroem suas próprias moradias com a técnica tradicional do embarro, aprendida de seus antepassados e que soluciona um problema habitacional com o uso de elementos tão econômicos como a terra e os paus do monte, afirma o especialista.


COSTUMES ANCESTRAIS
Echenagusía recordou que o povoado de San Pedro surgiu a partir de um assentamento fundamentalmente de negros libertos e pequenos colonos, ao redor dos anos 50 do século XIX, onde antigamente existia um armazém ou fazenda para a criação de animais.
Argumentou que os pobladores do lugar conservam os ritos-mágicos ou religiosos, danças, comidas tradicionais, celebram a data de seu santo patrono San Pedro e elaboram objetos artesanais, costumes transmitidos por seus ancestrais africanos.
Em 2011, que se conclui, foi declarado pela Organização de Nações Unidas como Ano Internacional dos Afrodescendentes e nenhum outro lugar como San Pedro para servir de exemplo.
Ali seus pobladores mantêm diversas tradições de suas ancestrais que vão para além de um estilo construtivo, quase único, para estar presente ao legado cultural que defendem.
Como nenhum outro lugar do vale dos Talentos, San Pedro perpetua a impressão da África, o que lhe propiciou -segundo nos comentasse o Conservador de Trinidad faz uma década- sua inserção na Rota do Escravo, projeto chamado a resgatar a memória de todos os processos e fenômenos vinculados com a ignominiosa escravatura.
*Correspondente de Prensa Latina na província cubana de Sancti Spíritus.

Fonte : http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=463873&Itemid=1

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan