David Chipperfield será o curador da Bienal de Veneza de 2012

Bienal de Arquitetura acontece de 29 de agosto a 25 de novembro de 2012 em Veneza


Da redação de AU

O arquiteto britânico David Chipperfield será o curador da 13ª Bienal de Veneza, que acontece na cidade italiana de 29 de agosto a 25 de novembro de 2012. A decisão foi tomada pela diretoria da Bienal dia 27 de dezembro, que também apontou o nome de Alberto Barbera para curador da Bienal de Cinema, de 29 de agosto a 8 de setembro de 2012.

David Chipperfield

Os boatos de que Chipperfield seria o nomeado começaram em princípios de novembro. "O arquiteto mostrou grande interesse por ter sido apontado como um dos nomes. E o agradecemos por aceitar o convite e por ter pacientemente esperado a nomeação oficial", escreveram os membros da diretoria administrativa da Bienal, que também lembraram que a curadoria do último evento, em 2010, foi realizada pela arquiteta japonesa Kazuyo Sejima, do Sanaa. "Isso trouxe de volta às mãos dos arquitetos a curadoria do evento; e Chipperfield segue o mesmo caminho", complementam.
O objetivo é que, com um arquiteto à frente das decisões da Bienal, discussões importantes da disciplina sejam colocadas em debate, desde os elementos que compõem uma obra, até as ferramentas utilizadas para dar formas aos espaços e edifícios.

O evento deste ano, segundo os organizadores, será caracterizado por enfatizar as relações que conectam os grandes arquitetos aos mais jovens- e as referências que persistem na geração atual. "Os participantes serão encorajados a fazer conexões com outros autores e outros trabalhos. Esses diálogos e colaborações podem envolver um propósito comum, um diálogo entre projeto e até mesmo um diálogo provocativo", explica Chipperfield.  "A intenção é demonstrar que existe uma cultura rica de prática arquitetônica e de pesquisa, estimulada pelo trabalho de outras disciplinas, mas definida por um entusiasmo compartilhado e por preocupações em uma época em que o trabalho singular dos arquitetos é celebrado, mas que o papel da profissão e nosso lugar dentro da sociedade estão sempre sendo desafiados", conclui o arquiteto.

A Bienal de Veneza é voltada para receber e atualizar tanto o público em geral quanto os profissionais de arquitetura. O evento deve incluir um programa especial envolvendo universidades internacionais, intitulado Biennale Sessions, iniciativa de grande sucesso da edição de 2010.

Saiba mais:
Leia a cobertura da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza em 2010
Veja vídeo sobre a exposição brasileira na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza em 2010

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/david-chipperfield-sera-o-curador-da-bienal-de-veneza-de-244408-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan