IAB-RJ elege melhores projetos do Rio de Janeiro em cinco categorias

Premiação Anual do Instituto de Arquitetos do Brasil escolheu trabalhos de destaque em edificações, arquitetura de interiores e design, urbanismo e paisagismo, patrimônio cultural e produção teórica


Kelly Carvalho

O IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio de Janeiro) divulgou o resultado de sua 49ª Premiação Anual, que nesta edição contemplou projetos de cinco categorias, além do Prêmio Especial IAB-RJ 2011, disputado entre os vencedores.

Foram contemplados projetos nas categorias edificações, arquitetura de interiores e design, urbanismo e paisagismo, patrimônio cultural e produção teórica. A arquiteta Lia Siqueira levou o prêmio especial, e uma viagem de uma semana para um país europeu de livre escolha.
A comissão julgadora foi formada pelos arquitetos Demetre Anastassakis (presidente), Ana Luiza Petrik, Cêça Guimaraens, Eduardo Cotrim Guimarães, Luiz Fernando Freitas e Ricardo Villar.
Confira os vencedores:

CATEGORIA EDIFICAÇÕES
Prêmio: Edifício INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
Autores: Rodrigo Sambaquy, Aníbal Sabrosa e Flavio Kelner

Edifício INTO

Projetado pelo escritório H.Midlin no final da década de 70, a estrutura original - racional e elegante - do edifício da antiga sede do Jornal do Brasil foi fundamental para adaptar o prédio às necessidades médicas. Nele foi possível instalar toda a área de internação, centro cirúrgico, centros de tratamento intensivo é área de imagem, além da administração no último pavimento.
Os arquitetos premiados mantiveram o grande saguão como acesso de visitantes. No local, foi possível restaurar um painel em concreto e massa do artista Athos Bulcão, às suas formas e cores originais.
As fachadas também foram restauradas com concreto aparente e balcões em massa branca, bem como as antigas portas de cor amarelada, das fachadas leste e oeste. A maior intervenção ficou por conta da adição à fachada sul (voltada para a Baía de Guanabara) de duas novas construções, em vidro reflexivo de dois tons, que abrigam as novas e necessárias circulações verticais, e suas áreas de escapes de pacientes.

Fonte e reportagem completa: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/iab-rj-elege-melhores-projetos-do-rio-de-janeiro-em-cinco-243192-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan