Arquitetura: Oscar Niemeyer desenha nova Catedral de Belo Horizonte

 

SNPC

Lisboa, 18 jan 2012 (Ecclesia) - O arquiteto Oscar Niemeyer é o autor do projeto da nova Catedral de Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais, no centro-leste do país, noticia o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

O espaço “será um grande centro de espiritualidade, com força de congregação de pessoas, de irradiação de ideias e princípios básicos para o sustento da vida cidadã”, afirmou esta segunda-feira o arcebispo de Belo Horizonte, D. Walmor Azevedo, em entrevista à rede de televisão Canção Nova.

O prelado, que Bento XVI nomeou em 2009 membro da Congregação para a Doutrina da Fé, sublinhou que a catedral “também garantirá uma contribuição, em programas e projetos dedicados ao serviço social, ao cuidado com os pobres, desenvolvimento da arte, da cultura e da educação”.

A primeira pedra da Sé dedicada a Cristo Rei foi lançada a 19 de novembro, dia em que chegou à capital mineira a cruz da Jornadas Mundiais de Juventude, que o Brasil vai organizar em 2013.

No local foi levantada a cruz exterior da catedral, com 20 metros de altura, doada por duas empresas.

A catedral, com capacidade para cinco mil lugares sentados, pode receber até 20 mil pessoas.

Em agosto de 2011 foi lançado o livro ‘As igrejas de Oscar Niemeyer’ (editora Nosso Caminho), que reúne imagens e desenhos das 16 obras que planeou, algumas não executadas.

Comunista assumido, a sua posição de não crença em Deus foi definida “desde muito cedo”, apesar das suas origens familiares católicas, disse Niemeyer, com 104 anos de idade, em entrevista.

“Na introdução que escrevi para o livro, procurei lembrar que na casa dos meus avós maternos em Laranjeiras minha avó organizava missas todos os domingos, a que muita gente assistia. Eram pessoas de muito boa índole, solidárias e generosas, acima de tudo tementes a Deus”, referiu.

 

 

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=89165

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan