Concurso internacional de ideias premiará propostas para áreas afetadas por catástrofes naturais

Competição OPPTA 2011-2012 inclui áreas do Brasil, México, Colômbia, Chile e Peru


Ana Paula Rocha

Estão abertas as inscrições para o concurso internacional de ideias OPPTA 2011-2012, cujo objetivo é propor soluções em nível técnico, territorial, de infraestrutura ou arquitetônico para cinco regiões no continente americano afetadas por catástrofes naturais nos últimos dois anos.

Teresópolis_RJÁrea em Petrópolis (RJ) participante do concurso

A iniciativa, realizada pelo Observatório Pan-Americano de Paisagem, Território e Arquitetura, se divide em duas partes. Na primeira, é o concurso de projetos propriamente dito, com três prêmios de 2,5 mil euros para cada região. Já na segunda serão promovidas jornadas de debates ativos, nas quais as equipes ganhadoras poderão participar da apresentação pública de seu trabalho e de reuniões com agentes ligados ao possível desenvolvimento, gestão e financiamento das propostas selecionadas.

As áreas participantes da competição são Petrópolis, no Rio de Janeiro, com o tema "como repovoar um tecido informal e um entorno de proteção ambiental em mútua ameaça"; Puerto Saavedra, Araucanía, Chile, cujo projeto deve abordar "como reciclar um território ameaçado pelo risco de catástrofes naturais"; San Cristóbal, Bolívar, Colômbia, com o objetivo de "como gerenciar o desenvolvimento integral da habitabilidade em um território afetado por inundações derivadas de mudanças climáticas"; Chimalhuacán, México, com a estratégia "como reestruturar um tecido urbano afetado por processos acelerados de urbanização irregular"; e Cercado de Lima, Peru, com a proposta "como recuperar um assentamento não-planificado ameaçado por riscos antrópicos".

As inscrições vão até o dia 2 de abril e a entrega dos trabalhos deverá ser feita até o dia 16 do mesmo mês. Para mais informações, acesse www.concurso.oppta.org.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/concurso-internacional-de-ideias-premiara-propostas-para-areas-afetadas-por-244455-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan