Condephaat tomba três obras de Vilanova Artigas

Outras quatro construções do arquiteto na capital paulista entraram em processo de tombamento


Mauricio Lima

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), ligado ao governo do Estado de São Paulo, decidiu ontem (16) proteger sete obras do arquiteto Vilanova Artigas. Três delas foram tombadas definitivamente, enquanto outras quatro ficam protegidas de qualquer intervenção até que o processo de tombamento seja finalizado.

Artigas

O ginásio do município de Guarulhos (1961), a rodoviária da cidade de Jaú (1975) e a escola estadual Conceiçãozinha (1976), no Guarujá, foram tombados de forma definitiva. De acordo com o Condephaat, essas três obras têm grande importância no trabalho de Artigas. Entre as características, por exemplo, está a introdução de "elementos de concepção, acabamento e de linguagem, presentes no conjunto de sua obra em projetos de programa escolar" visto no projeto do ginásio de Guarulhos.

As duas residências construídas pelo arquiteto no bairro de Campo Belo, na zona sul da capital paulista, tiveram processo de tombamento aberto. A primeira casa, construída em 1942, e a segunda, construída no mesmo terreno em 1949, são importantes por "romper dogmas e se afastar das influências dos fundadores da arquitetura moderna Le Corbusier e Frank Lloyd Wright".

Outra casa, no bairro do Pacaembu (zona oeste), conhecida como residência Rio Branco Paranhos (1943), e o Santa Paula Iate Clube (1976), que já era tombado pela prefeitura, estão em processo de tombamento.

Artigas_01                                                           Residência Rio Branco Paranhos, à esquerda, e Santa Paula Iate Clube à direita

A residência foi protegida "por sua presença expressiva no bairro do Pacaembu e a reconhecida influência da arquitetura organicista de Frank Lloyd Wright". Já o Iate Clube, que apresenta características da arquitetura brutalista, com grandes vãos livres e estruturas de concreto armado, foi escolhido por ter "uma expressão máxima da experimentação estrutural, tão fundamental na obra de Artigas, associada a um programa de uso público e a presença em paisagem de grande beleza".

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/condephaat-tomba-tres-obras-de-vilanova-artigas-245140-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan