Morre arquiteto mexicano Ricardo Legorreta

Referência da arquitetura moderna mexicana, Legorreta é autor de mais de 100 projetos no país e no exterior


Ana Paula Rocha

O arquiteto mexicano Ricardo Legorreta Vilchis morreu no dia 30 de dezembro aos 80 anos de idade. Sócio-fundador do escritório Legorreta + Legorreta (anteriormente chamado Legorreta Arquitetos), ele foi um dos maiores representantes da arquitetura moderna em seu país e já recebeu premiações como a medalha de ouro da UIA (União Internacional de Arquitetos) e o Prêmio Imperial, da Associação de Arte do Japão.

Legorreta

Legorreta formou-se em 1952 na Universidade Nacional Autônoma do México, onde foi professor entre 1959 e 1962. Destacou-se como chefe do ateliê de José Villagrán García, de quem se tornou sócio entre 1955 e 1960. Em 1960, fundou o escritório Legorreta Arquitetos com Noé Castro e Carlos Vargas, onde trabalhou até o final de sua vida.

O arquiteto possui uma série de obras construídas dentro e fora do México. Entre elas, estão o Hotel Camino Real de Polcanco (Cidade do México), um dos mais importantes da sua trajetória, a fábrica IBM (Guadalajara), o Museu Labirinto de Ciências e Artes (San Luis Potosí), o Children''s Discovery Museum (San José, Califórnia) e o plano diretor de Solana (Texas).

No Brasil, desenvolveu os projetos: Casa Itacaré, na Bahia, a Fazenda Matão, elaborada junto com Ricardo Lemus em São Paulo, a Casa Morumbi e Casa São Sebastião, ambas criadas em parceria com Gui Mattos em São Paulo.

O corpo de Ricardo Legorreta foi cremado na manhã do dia 31, na Cidade do México.

Legorreta.01jpg                                                                Hotel Camino Real (esquerda) e Solana (direita)

Legorreta.03jpg                                                              Casa Itacaré (esquerda) e Fazenda Matão (direita)

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/morre-arquiteto-mexicano-ricardo-legorreta-244446-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan