Sebrae firma acordo com o Instituto de Arquitetos do Brasil

Parceria vai estimular o desenvolvimento de micro e pequenas empresas de arquitetura, urbanismo e paisagismo

Apoiar micro e pequenas empresas (MPE) de serviços de arquitetura, urbanismo e paisagismo, mapear o setor e promover capacitação e aprimoramento em gestão empresarial e inovação. Essas são as principais iniciativas previstas no Acordo de Cooperação Geral, firmado entre o Sebrae e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O documento foi assinado pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, pelo diretor-técnico, Carlos Alberto dos Santos, pelo diretor de Administração e Finanças da instituição, José Claudio dos Santos, e pelo presidente do IAB, Gilson Paranhos. A colaboração vai durar 36 meses.

No Brasil, segundo dados do IAB, o número de arquitetos já ultrapassa os 100 mil e há cerca de 30 mil escritórios. Mais de sete mil profissionais se formam anualmente nas mais de 200 escolas de arquitetura existentes. O Sebrae e o IAB querem que as MPE e os empreendedores individuais tenham acesso aos profissionais de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

O presidente do Sebrae destacou que a parceria prevê uma série de etapas. “Após identificarmos esses profissionais, vamos trabalhar naquilo que consideramos importante, que é a gestão empresarial”, disse. Ele afirmou que a proximidade do Sebrae com o setor teve início a partir da construção da nova sede da instituição, em Brasília. Barretto ressaltou ainda a necessidade de realizar parcerias com outras categorias de profissionais liberais.

Gilson Paranhos, presidente do IAB, elogiou o Sebrae por ter realizado concurso para construção de sua atual sede, inaugurada em setembro de 2010. Ele ressaltou uma recente conquista do setor: a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil. “Trata-se de um sonho de mais de 50 anos. Isso representa uma revolução na nossa arquitetura”, assinalou. Para Gilson, o setor tem muito o que aprender com o Sebrae.

Na visão do diretor Carlos Alberto dos Santos, o papel dos arquitetos se vincula não só à construção civil, mas também a outras áreas, como design e ergonomia. “Essa característica abre um campo enorme de trabalho e de cooperação com o que o Sebrae faz em todo o Brasil”, disse.

Conexão

O diretor José Claudio dos Santos destacou sua participação em um congresso do setor. “Eu questionei por que grandes empreendedores, como os arquitetos, que movimentam em cada projeto centenas de fornecedores, não aproveitam a presença do Sebrae. Esta é uma categoria que estava precisando ter essa conexão com o Sebrae”, afirmou.

Agência Sebrae de Notícias

Fonte: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=132430

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan