Mestrado em Arquitetura e Urbanismo das Universidades Estaduais de Maringá e de Londrina abre inscrições em março

As Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) iniciam, em 2012, o mestrado em Metodologia de Projeto - a primeira pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Paraná, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

As inscrições serão aceitas de 1º a 7 de março para graduados em Arquitetura e Urbanismo e áreas afins (a serem definidas pela comissão). No total, serão ofertadas 12 vagas para o primeiro ano do curso - cinco vagas para a UEL e sete para UEM. Os selecionados para o mestrado deverão ser matriculados na instituição de origem de seus orientadores.
O processo seletivo para a primeira turma deste Programa deverá ser realizado nos dias 15 e 16 de março e envolverá análise de Curriculum Vitae na plataforma Lattes (lattes.cnpq.br); análise de projeto de pesquisa; prova de conhecimentos sobre o tema do programa; e entrevista. A previsão é que as aulas comecem em 29 de março.


Instruções para inscrição, orientações para elaboração dos documentos requeridos e esclarecimentos quanto à seleção serão colocados no site do programa ainda em fevereiro.
Resultado de uma proposta conjunta das duas instituições, o curso nasceu do entendimento de que é fundamental promover a evolução constante do conhecimento sobre os modos de perceber, intervir, gerar e habitar edifícios, cidades e paisagens.
Os objetivos do programa são potencializar a formação qualificada de massa intelectual com visão crítica e inovadora sobre o projeto e a produção do espaço edificado; qualificar recursos humanos de modo a incrementar as iniciativas municipais de planejamento e a formulação de políticas públicas; e proporcionar formação acadêmica aprofundada e de alto nível em pesquisa e docência de modo a refletir sobre o espaço edificado, considerando a dimensão global do conhecimento e as particularidades regionais, tornando as cidades e as edificações mais sustentáveis.
O curso é composto por duas linhas de pesquisa: Historiografia e Metodologia de Organização de Dados para o Projeto: reflexão sobre a dinâmica da cultura projetual considerando suas dimensões histórica, sociocultural, técnica e material, como subsídio para práticas projetuais e Produção do Ambiente Construído: avaliação e aplicação de métodos e processos de projeto relacionando questões de desempenho e sustentabilidade

Notícias Relacionadas

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan