Arquitetura: As casas do futuro nasceram na FAUP

Por Daniela Neto - up090719032@letras.up.pt

O projeto "Casas em Movimento", de Manuel Vieira Lopes, criou um protótipo de casa-girassol onde o objetivo é aliar o aproveitamento energético ao design. Em setembro, a "casa do futuro" vai ganhar vida.

O "Casas em Movimento" começou no seio do projeto LIDERA, da Universidade do Porto (UP), em 2008, por iniciativa de Manuel Vieira Lopes e é agora uma spin off da UP UP. O estudante de arquitetura, de 40 anos, explica que a intenção era "entender os painéis fotovoltaicos como parte integrante da peça [casa]", baseado "em sistemas devidamente comprovados".

A maior produção de energia elétrica e o seu aproveitamento é o objetivo número um do projeto "Casas em Movimento". Manuel explica que houve uma preocupação em "dar algum sentido estético" à aplicação dos painéis na casa.

O que há de especial neste projeto? O facto de a casa ter dois tipos de "movimentos combinados". A casa exerce um movimento de rotação sobre ela própria e possui, ainda, uma pala que roda em função da procura da luz solar. Assim, é possível sentir a "reação morfológica ao longo do dia através da reação com o sol".

O projeto foi concebido para um maior aproveitamento térmico, energético e mesmo ao nível da iluminação. "Em função do movimento da pala" há um maior aproveitamento térmico, uma vez que a pala deve ter uma inclinação "igual à latitude onde é implantada", o que faz com que se ajuste a qualquer lugar do mundo, explica Manuel.

Casas que se adaptam ao quotidiano

Num protótipo que reage com o sol, foi também objetivo "explorar a relação da casa com o sol", refere Manuel. Tendo em conta as rotinas de uma família, é possível mudar o tamanho das divisões "em função de um elemento fixo". Com explica o estudante, "a casa adapta-se à pessoa e dá respostas em função do quotidiano".

Assim, numa política de "fazer mais com o mesmo", o aproveitamento de espaços e a grande capacidade de moldagem da casa permitem que a mesma possa "crescer em função das possibilidades do proprietário".

Manuel afirma que o projeto tem capacidade para crescer e que a intenção é "comercializar este tipo de construções e dar a conhecer o tipo de tecnologias que se desenvolvem em Portugal". Resultante de um "cruzamento de vários saberes que convergiram para uma resposta otimizada", o "Casas em Movimento" vai dar a conhecer-se ao público em setembro próximo.

A apresentação será no âmbito da Solar Decathlon,"um evento de habitações unifamiliares" que aconteceu pela primeira vez na Europa em 2010, mas que existe nos Estados Unidos da América desde 2002. O projeto de Manuel Vieira Lopes será "construído à escala real", pela primeira vez, em Madrid.

Fonte: http://jpn.icicom.up.pt/2012/03/26/arquitetura_as_casas_do_futuro_nasceram_na_faup.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan