Clássicos da Arquitetura: Casa Farnsworth / Mies van der Rohe

Casa Farnsworth_flickr_tim_brown_architecture_0-530x258© flickr Tim Brown Architecture

A Casa Farnsworth é um gentil ordenamento da espontaneidade da natureza. O volume envidraçado toma partido da integração com a paisagem, indo ao encontro do conceito miesiano de uma dorte relação entre a casa e a natureza.

Casa_greg_robbins_1-530x352© Greg Robbins

A casa de um pavimento consiste em oito pilares de aço de perfil I que suportam as estruturas da coberta e do piso; é simultaneamente estrutural e expressivo. Entre os pilares aparecem grande panos de vidros de piso a teto, rodeando toda a casa, abrindo os ambientes à paisagem circundante. São eles que trazem a beleza da natureza para dentro da casa.

Planta_originalplanPlanta

Mies explica essa ideia: “A natureza, também, deve viver sua própria vida. Nós devemos estar conscientes em não rompê-la com a cor das nossas casas ou equipamentos internos. Ao contrário, nós deveríamos atentar a trazer natureza, casas e seres humanos a uma maior unidade.”

Fachada_MiesFachada

Fonte e reportagem completa: http://www.archdaily.com.br/40344/classicos-da-arquitetura-casa-farnsworth-mies-van-der-rohe/

Citar: Fracalossi , Igor . "Clássicos da Arquitetura: Casa Farnsworth / Mies van der Rohe" 27 Mar 2012. ArchDaily. Accessed 28 Mar 2012. <http://www.archdaily.com.br/40344>

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan