Kings Cross Station, em Londres, ganha novo saguão para passageiros

Cobertura semicircular da construção vence vão de 150 m


Mauricio Lima

King's Cross                                                                                  Vigas metálicas se entrelaçam na cobertura

Foi inaugurada hoje (19) em Londres, na Inglaterra, a expansão da estação de trem King's Cross, uma das maiores da cidade. O projeto, de autoria de John McAslan + Partners, consiste em um pátio coberto por uma estrutura metálica semicircular com um vão de 150 m de largura e 20 m de altura em seu ponto mais alto. Segundo o escritório, esta é a maior estrutura do tipo utilizada em uma estação.

A cobertura parte de 16 colunas de aço em forma de árvore localizadas em volta do saguão, de onde saem as "ramificações" de vigas de aço que se encontram no centro do semicírculo, resultando numa espécie de funil. Esse espaço deverá se tornar uma das principais entradas da estação.

Grande parte do saguão será coberto por telhas metálicas, mas o centro do semicírculo será coberto com vidro, para favorecer a iluminação natural. A luminosidade do local também será provida pela fachada traseira do saguão, toda em vidro. Esse novo saguão de 7,5 mil m² se conecta à parte oeste da estação, que mantém as características arquitetônicas originais.

Orçada em 550 milhões de libras, a renovação compreendia também a reforma de oito plataformas, que somavam 250 m de comprimento. As duas estruturas curvas que cobrem as plataformas foram refeitas, com instalação de placas fotovoltaicas e uma nova cobertura de vidro. Foi instalada também uma nova passarela de vidro na estação, que dá acesso a um mezanino.

De acordo com informações do escritório de arquitetura, os trens suburbanos e os principais foram realocados para paradas no mesmo espaço, criando uma organização mais coerente para a circulação dos passageiros. "A transformação da estação não se resume somente à cobertura que é, claramente, o destaque do projeto. O projeto completo é muito mais complexo: um esforço colaborativo e extraordinário que trouxe melhoras significativas para o sistema de transporte de Londres", disse o arquiteto John McAslan.

King's Cross01                                                                     Cobertura vence vão de 150 m

King's Cross02                                                                                                                                                                  Área das plataformas também foi renovada

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/kings-cross-station-em-londres-ganha-novo-saguao-para-passageiros-253869-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan