Prêmio ABCEM 2012

 

Prêmio Abcem 2012

Regulamento

A ABCEM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO METÁLICA tem por objetivo promover, difundir o uso da Construção Metálica, integrando a cadeia de produção e contribuindo para o crescimento de associados, além de assegurar o crescimento do mercado. Assim a cada dois anos, a ABCEM divulga no meio técnico, profissionais ou empresas que desenvolveram projetos e trabalhos de destaque.

Este regulamento se refere à edição do PRÊMIO ABCEM 2012 (“PRÊMIO”), cujo objetivo é reconhecer os profissionais (Arquitetos) que se destacaram com obras nas quais o projeto arquitetônico tenha sua concepção voltada para o uso do aço estrutural em suas diferentes formas, tipos e aplicações.

Requisitos para Participação:

São candidatos ao PRÊMIO ABCEM 2012 todos e quaisquer projetos cujas obras tenham sido realizadas e concluídas no período 2010-2012 (até a data de inscrição do projeto), de autoria de arquitetos ou escritórios de arquitetura, associados ou não da ABCEM.

Qualificam-se como concorrentes ao PRÊMIO, os projetos onde elementos e componentes de aço tenham absoluta predominância, incluindo as estruturas mistas aço-concreto.  Definem-se como “elementos e componentes de aço” para efeito do PRÊMIO, os seguintes:

  • Estruturas principais e secundárias de aço, aparentes ou não, em perfis de alma cheia, laminados ou soldados, conformados a frio, tubulares em qualquer forma ou composição, e chapas;
  • Estruturas da cobertura (perfis de diferentes tipos e formas, tubos, etc.);
  • Coberturas e fechamentos internos ou externos (telhas, steel-deck, etc.);
  • Elementos de ligação e de interface com outros tipos de componentes;

Enquadram-se nos requisitos acima, todos os elementos e componentes de aço em qualquer tipo e especificação, galvanizados ou pintados, aparentes ou revestidos, com finalidade estrutural ou estética.

A avaliação quanto à “absoluta predominância” de componentes de aço no projeto e a decisão para que se enquadre como concorrente ao prêmio é da Comissão Julgadora, não sendo aceito qualquer recurso nesse sentido.

Os trabalhos de autoria de dois ou mais profissionais, ou ainda no caso de participação significativa de um segundo profissional (como, por exemplo, de um consultor), somente serão aceitos com a apresentação, por parte do profissional que inscrever o trabalho, de uma declaração assinada por todos os participantes, autores ou co-autores.

Nessa declaração, deverá constar ainda a autorização de todos, nomeando o representante que receberá o PRÊMIO, no caso de o projetos ser escolhido como vencedor. Para efeito de divulgação, serão mencionados todos os autores e co-autores.

A aceitação dos trabalhos e eventual escolha dos mesmos como vencedores, não imputará à comissão julgadora e à organizadora (ABCEM) nenhuma responsabilidade sobre a segurança, durabilidade ou estabilidade das mesmas, e nem a validação ou aprovação das estruturas inerentes às obras executadas.

As inscrições poderão ser feitas pelos arquitetos, engenheiros, empresas construtoras, fabricantes de estruturas metálicas, com a devida anuência dos autores ou co-autores do projeto.

Das categorias:

A premiação será dividida em 3 (três) categorias, a saber:

  • EDIFICAÇÕES – estruturas verticais e ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar, esportivo, etc., de médio e grande porte;
  • OBRAS DE PEQUENO PORTE – serão consideradas as estruturas de residências, pequenos edifícios, esculturas, monumentos, novas ou ampliações/modificações;
  • OBRAS ESPECIAIS – serão consideradas as estruturas como galpões, indústrias, hangares, obras de arte, antenas de telecomunicações, etc.

Caberá exclusivamente à Comissão Julgadora, o enquadramento dos trabalhos em uma das categorias acima.

Inscrições

As inscrições para o PRÊMIO serão realizadas através do envio à ABCEM de um dossiê, constituído de até 20 (vinte) laudas, no formato A4, com as seguintes especificações e informações:

  • Características da obra: nome da edificação, localização, data de conclusão, área útil, área total, número de pavimentos, quantidade, características, e tipo de aço utilizado;
  • Ficha técnica, com os nomes e endereços completos do Proprietário da Edificação, da Construtora, dos Arquitetos e Engenheiros do Projeto Estrutural, dos Fabricantes de Estruturas de Aço e/ou de Coberturas Metálicas, dos principais Fornecedores de produtos e serviços usados na obra;
  • Projeto básico da obra: planta corte e elevação, 5 (cinco) desenhos em formato A3;
  • Descrição resumida da obra em suas diversas etapas, desde fundações até acabamentos, ressaltando, quando for o caso, as vantagens do uso do aço e demais pontos específicos que facilitem o julgamento;
  • CD-ROM ou outra mídia eletrônica com imagens em alta resolução (mínimo de 300 DPI) das diversas fases e detalhes da obra, além de 5 (cinco) fotos digitais que destaquem a obra executada;
  • Quaisquer outras informações que o proponente considere importante acrescentar para facilitar a avaliação e o julgamento.
  • Todo material deverá ser compilado em formato *pdf.
  • O envio do material poderá ser feito de duas formas:
    • CD-Rom ou outra mídia eletrônica com arquivos dos materiais solicitados
      (via correio ou sedex);
    • Upload no site do Prêmio, no item “Envie seu Projeto”.

Os dossiês (caso a preferência seja por entrega direta) deverão ser entregues diretamente à ABCEM - Associação Brasileira da Construção Metálica, à Av. Brig. Faria Lima, 1931 – 9º andar - 01451-917 – São Paulo, SP, até o dia 05 de Junho de 2012, impreterivelmente. Os que decidirem pela remessa postal, deve fazê-lo com A.R. (Aviso de Recebimento).

Comissão Julgadora:

A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) renomados profissionais indicados pelas principais associações de classe da construção civil, engenharia e arquitetura do mercado brasileiro: ABECE, ASBEA, CBCA e IE.

Fonte e maiores informações: http://www.abcem.org.br/construmetal/premio-abcem.php

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan