Zaha Hadid e Shigeru Ban no Rio de Janeiro

zaha_hadid_831644                                                                                                   Zaha Hadid

 

Acontece nos dias 29 e 30 de março de 2012, o Arq.Futuro um evento semestral que tem como objetivo discutir os diferentes papéis desempenhados pela arquitetura como elemento de transformação social.

Este ano o evento conta com a presença da vencedora do Pritzker 2004, a arquiteta iraniana radicada na Inglaterra, Zaha Hadid e também o impressionante arquiteto japonês Shigeru Ban, como principais destaques.

O Arq. Futuro contará também com outros nomes importantes como Karen Stein, copresidente do Círculo de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna de Nova York e jurada do prêmio Pritzker e o diplomata André Corrêa do Lago que participarão como mediadores do Forum de discussões.

O Arq.Futuro é um evento itinerante que reune grandes nomes do cenário arquitetônico mundial, arquitetos brasileiros e especialialistas para compartilhar suas experiências e opiniões durante dois dias de análise dos papéis da arquitetura contemporânea.

Confira a seguir a agenda completa dos dois dias:

Dia 29 de Março de 2012:

LOCAL:

Museu de Arte Moderna – MAM - Avenida Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

HORÁRIO:

12h00 – Fórum com a participação de Edward Glaeser e José Alexandre Scheinkman.

Dia 30 de Marco de 2012:

LOCAL:

Espaço Tom Jobim – Rua Jd. Botânico, 1.008, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ

HORÁRIO:

09h00 – Palestra de Shigeru Ban (Japão)

11h00 – Fórum com Shigeru Ban (Japão), Augusto Ivan Freitas Pinheiro (Brasil) e Sérgio Magalhães (Brasil)

18h00 - Palestra de Zaha Hadid (Inglaterra)

PARA INSCREVER-SE ENTRE NA PÁGINA OFICIAL DO EVENTO AQUI

Sobre os palestrantes:

Zaha Hadid (Inglaterra) - Arquiteta de origem iraquiana radicada na Inglaterra, projetou as piscinas para os Jogos Olímpicos de Londres. É a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker (2004); Também recebeu o Riba Stirling Prize 2010 pelo Projeto Maxxi, em Roma. Veja alguns dos projetos de Zaha Hadid que já publicamos em ArchDaily Brasil: Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 / Zaha Hadid Architects , ROCA London Gallery / Zaha Hadid Architects , Em construção: Broad Art Museum / Zaha Hadid , Cadeira Z / Zaha Hadid .

Shigeru Ban ( Japao) - O arquiteto japonês é conhecido por suas pesquisas com madeira, têxteis e papéis, combinando a tradição construtiva oriental com as necessidades contemporâneas. Agraciado com alguns dos mais importantes prêmios internacionais, trabalha com conceitos de transitoriedade e permanência, buscando soluções para situações emergenciais. É professor da Universidade de Kioto.

Augusto Ivan Freitas Pinheiro (Brasil) – Arquiteto e Urbanista, ocupou diferentes cargos na Prefeitura do Rio de Janeiro, trabalhando na preservação do Patrimônio Histórico e em planejamento urbano. Integra a equipe responsável pelo planejamento de ações relacionadas às Olimpíadas no Rio de Janeiro. Autor de vários livros e artigos, é professor de urbanismo na PUC-Rio.

Sérgio Magalhães (Brasil) - Arquiteto e professor da FAU-UFRJ, é autor de vários livros. Ocupou cargos na administração pública no Rio de Janeiro, atuando em programas de política habitacional. É consultor de urbanismo do BID e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil-RJ

Edward Glaeser (EUA) - Professor de Economia na Universidade de Harvard, Edward Glaeser é diretor do Taubman Center e do Rappaport Institute. Pesquisador das relações entre Economia e Desenvolvimento Urbano, é autor de vários estudos sobre o assunto. Em seu livro Os centros urbanos – A maior invenção da humanidade, publicado em 2011, defende o papel das cidades como centros geradores de riqueza e de transmissão de ideias.

José Alexandre Scheinkman (Brasil) - Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD pela Universidade de Rochester, o economista carioca é professor da Universidade de Princeton desde 1999. Paralelamente a seu trabalho acadêmico, dá palestras sobre Economia Brasileira e publica artigos sobre o tema.

Fonte: Helm , Joanna . "Zaha Hadid e Shigeru Ban no Rio de Janeiro" 28 Mar 2012. ArchDaily. Accessed 29 Mar 2012. http://www.archdaily.com.br/35929/zaha-hadid-e-shigeru-ban-no-rio-de-janeiro/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan