Acessibilidade a edificações, vias públicas e sistemas de transporte coletivo - Interpretação da ABNT NBR 9050:2004

Público-alvo:
Arquitetos, engenheiros civis, técnicos em edificação e segurança, bem como profissionais correlatos das áreas projetos, construções e gestão pública.

Objetivo:

De acordo com as necessidades de garantia dos direitos e do livre acesso a toda a população aos ambientes e espaços da cidade, especialmente aquelas com dificuldade de locomoção, como os idosos e as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física, faz-se necessário o planejamento deste  espaços de acordo com os  princípios do Desenho Universal. Leis federais tornam obrigatório o atendimento a estas adequações em todas as edificações públicas e de uso coletivo, nos edifícios de comércio e serviços, bem como em todas as vias e sistemas de transportes coletivos. 
Este curso tem por objetivo capacitar os profissionais da área de projetos, construções e gestão pública, através dos princípios do Desenho Universal, baseados nas referências técnicas da ABNT NBR 9050:2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Também são utilizadas referências em normas complementares, ebm como a legislação federal 10.098/00 e seu Decreto Regulamentador 5.296/04 que garante a aplicação do Desenho Universal a todos os componentes do ambiente urbano e das edificações. 
Conteúdo programático:

1. Módulo Introdutório – Desenho Universal, legislação e normas técnicas:
a. Conscientização profissional e social – a ética profissional voltada ao projeto e a construção de uma nova sociedade.
b. Conceitos e Princípios - Desenho Universal, Acessibilidade e Mobilidade Urbana – voltados ao planejamento, projeto e gestão de edificações e espaços urbanos. 
c. Laboratório experimental – vivência prática das dificuldades cotidianas da ausência do Desenho Universal nas edificações e vias públicas. 
d. Legislação e normas técnicas – capacitação e instrumentação técnica sobre as legislações federais (10.048/00 e 10.098/00) e o decreto regulamentador (5.296/04). 
e. Aplicação dos conceitos e legislação no cotidiano do projeto, construção e gestão pública.Exercícios dissertativos.
2. Edificações e habitação:
a. Dimensionamento ergonômico - parâmetros antropométricos, módulo de referência e o Símbolo Internacional de Acesso (SIA).
b. Aplicação Desenho Universal em edificações: comunicação e sinalização; acessos e circulação; sanitários e vestiários; mobiliário e equipamentos de atendimento.
c. Especificidade de aplicação em projetos de equipamentos urbanos
d. Exercícios práticos de projeto
3. Mobilidade Urbana acessível:
a. Critérios técnicos da ABNT NBR 9050, Código de Trânsito Brasileiro e normas correlatas:
b. Desenho Universal aplicados em vias públicas, calçadas e mobiliário urbano.
c. Sistemas acessíveis de transportes e aplicação do Desenho Universal 
d. Conceito de rota acessível, exercícios práticos de projeto
Carga horária:
3 módulos = 24 horas em 3 dias, das 8 h 30 min às 17 h 30 min

Material didático fornecido:
Normas ABNT NBR 9050:2004 e ABNT NM 313:2007 / Apostila com conceitos
Incluso:
Certificado de participação / Coffee-break
Local:
São Paulo – Av. Paulista, 726 – 10º andar - Bela Vista
Investimento:
Sócios da ABNT: R$ 1.360,00
Não sócios: R$ 1.700,00

Datas:
São Paulo - 18, 19 e 20 de abril / 23, 24 e 25 de maio / 18, 19 e 20 de julho / 29, 30 e 31 de agosto / 24, 25 e 26 de outubro / 5, 6 e 7 de dezembro
Porto Alegre - 26, 27 e 28 de setembro

Mais informações sobre pagamentos e política de descontos clique aqui

Fonte:http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=1152

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan