Arquitetura de Lelé é mostrada no Museu Oscar Niemeyer

 

Lele_Divulgacao

O percurso de um dos mais renomados arquitetos brasileiros, João Filgueiras Lima, o Lelé, é tema de uma exposição que será inaugurada terça-feira (17), no Museu Oscar Niemeyer. Lelé participa, às 19 horas, de um bate-papo com os arquitetos Haroldo Pinheiro e Sérgio Rodrigues, no auditório Poty Lazzarotto. Em seguida, participa da abertura da mostra “A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção”, que tem curadoria de Consuelo Cornelsen. A entrada é franca.
Carioca nascido em 1932, Lelé participou, quando tinha 25 anos, da equipe que construiu Brasília. Em 1967, um grave acidente automobilístico quase interrompeu a sua trajetória. Mas ele superou a adversidade e, a partir de então, repensou o fazer arquitetônico. Lelé passou a projetar hospitais, centros de reabilitações, além de outras edificações, sempre levando em consideração o bem-estar das pessoas.
Nesta exposição, será possível conhecer, por meio de maquetes, plotagens e audiovisuais, parte da obra de Lelé, que está presente em várias cidades, como Fortaleza, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Salvador, entre as muitas intervenções do arquiteto, destacam-se as passarelas.
“São edificações nas quais o belo dialoga com a funcionalidade que facilita o ir e vir dos seres urbanos. Humanista, ele pensou no próximo, e isso faz toda a diferença”, afirma a diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini.
Lelé também é considerado o artista da transparência. “Afinal, ele soube valorizar a luminosidade dentro das construções, inclusive a partir do uso do vidro. Diante de uma obra de Lelé, também somos iluminados por tonalidades, nuances e ideias, e nos transformamos”, completa Estela.

thumb_Sede_do_Tribunal_de_Contas_da_Uniao_de_Minas_Gerais_em_Belo_Horizonte___projeto_de_Lele


Serviço:
A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção
Abertura: 17 de abril, às 19horas. Bate-papo com a presença de João Filgueiras Lima (Lelé), Haroldo Pinheiro e Sérgio Rodrigues, no auditório Poty Lazzarotto. Entrada franca.

 
Período: 18 de abril a 15 de julho de 2012.
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10 às 18h.
Ingressos: R$ 4 e R$ 2.
No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.


Museu Oscar Niemeyer.
Rua Marechal Hermes, 999.
Curitiba – Paraná
Mais informações: (41) 3350-4400.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=68511&tit=Arquitetura-de-Lele-e-mostrada-no-Museu-Oscar-Niemeyer

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan