Arquitetura de madeira é tema de exposição em São José dos Campos

Com conceito ambiental, mostra traz obras relacionadas à construção civil.

A FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado – de São José dos Campos, promove até o dia 30/06 a exposição “Arquitetura da Madeira para o século XXI”, que reúne produções tecnológicas, linguagem e sustentabilidade.

Madeira

A mostra traz para o público um novo conceito no segmento de construção civil no Brasil, propondo projetos que utilizam a madeira como matéria-prima essencial das construções. A exposição conta com maquetes de arquitetos brasileiros, um chileno e um europeu, atuantes em mercados já maduros no uso da madeira.
“A ideia é investir no uso nobre da madeira, usando a floresta de forma responsável”, comenta o curador Marcelo Aflalo, que é designer gráfico, arquiteto e professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.


Conceito ambiental
Procurando cumprir as determinações do Protocolo de Kyoto, a utilização de madeira não incentiva o desmatamento, muito pelo contrário, estuda as possibilidades de usar conscientemente o ciclo florestal e aproveitar as plantações destinadas, atualmente, só ao papel.

Madeira_01

“As indústrias de papel poderiam, por exemplo, destinar 10% da madeira coletada para a construção civil. Seria o suficiente”, sugere o curador.
Marcelo Aflalo destaca ainda que, após a exposição que já passou por São Paulo, novas construções brasileiras já foram feitas utilizando o novo conceito. “A ideia não é eliminar o cimento ou o metal, e sim conciliar estes materiais para construções mais inteligentes e ambientalmente corretas”, explica Aflalo.
Visite
A exposição “Arquitetura da Madeira para o século XXI” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 21h00, e aos sábados e feriados, das 09h00 às 17h00, com entrada gratuita.
A FAAP São José dos Campos fica na Rua Dr. Jorge Zarur, 650 - Informações: (12) 3925-6400.

Fonte: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=117878

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan