Clássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi

Rino Levi_rlesu_01-530x530

© Nelson Kon

  • Arquitetos: Rino Levi
  • Ano Projeto:1963
  • Localização: Avenida Paulista, São Paulo, SP, Brasil
  • Fotógrafo:Nelson Kon
A necessidade de criar uma imagem consistente ao Banco Sul-Americano do Brasil levou à compra de um terreno de esquina na avenida Paulista, em São Paulo. O pequeno porte do futuro edifício, por outro lado, gerou uma oportunidade: a inclusão de uma torre de escritórios.

Rino Levi_rlesu_05-302x450

                                                               © Nelson Kon

Assim se iniciou o projeto de Rino Levi e com esse mesmo partido foi construído o edifício. Dois volumes visualmente separados e funcionalmente independentes, embora integrados pela implantação e unificados pela utilização de um elemento estético-funcional moderno: o brise.

Rino Levi_plantas-530x424Ambos volumes apresentam acessos distintos. O edifício base, o banco propriamente dito, detém quase a totalidade do perímetro da esquina e pode ser acessado por ambos lados. Já o edifício torre, onde estão os escritórios, apresenta apenas um discreto acesso lateral e bastante recuado em relação ao limite do edifício pela avenida Paulista. Apesar de sua posição secundária, este acesso foi tratado paisagisticamente por Roberto Burle Marx.

Fonte e reportagem completa: Fracalossi , Igor . "Clássicos da Arquitetura: Banco Sul-Americano / Rino Levi" 11 Apr 2012.ArchDaily. Accessed 14 Apr 2012.http://www.archdaily.com.br/42536/classicos-da-arquitetura-banco-sul-americano-rino-levi/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan