Dinamarca prevê 100% da energia proveniente de fontes renováveis em 2050

Parque eólico_Dinamarca                                                                                        Os parques eólicos devem ser responsáveis por 50% da produção energética do país l Foto: Parque eólico Lillgrund l Hans Blomberg/Vattenfall

A Dinamarca já é uma referência em sustentabilidade. Agora, o país europeu propôs alcançar um patamar ainda mais alto. Até 2050 toda a energia produzida pela nação será proveniente de fontes renováveis. Antes disso, em 2020, 35% da produção já deve ser limpa.

O anúncio foi feito na última semana, pela ministra dinamarquesa para Energia, Clima e Construção, Martin Lidegaard, que informou a intenção do país em se livrar da dependência de petróleo e gás. “A Dinamarca volta a ser o líder mundial na transição para a energia verde”, completou.

A ministra ainda exaltou a colaboração da mudança na criação de novos empregos, que segundo ela, são necessários agora e continuarão sendo no futuro. Para alcançar as metas de produção em energia renovável, a Dinamarca deverá investir principalmente em parques eólicos, que devem ser responsáveis por 50% da produção.

O projeto prevê soluções também para as indústrias, sistemas de aquecimento e transportes. Por isso, o acordo abrange o avanço nas tecnologias de calor renovável, redes inteligentes, biogás, entre outras inovações verdes.

Além da preocupação com o meio ambiente e com as metas de redução que todo o continente europeu se propôs a atingir, as mudanças no sistema dinamarquês buscam oferecer mais segurança à população. Martin explicou que com a energia renovável os consumidores deixariam de estar à mercê do preço volátil dos combustíveis fósseis. Com informações do The Guardian.

Redação CicloVivo

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/4591

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan