“Planejamento e gestão ambientais urbanos do município de Palmas (TO): uma abordagem perceptiva a partir do poder público municipal”.



 Este foi o título da dissertação de mestrado defendida nesta manhã na Universidade Federal do Tocantins (UFT), cujo objeto de estudo foi a cidade de Palmas. A capital do Tocantins tem atraído olhares de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento.
A engenheira Carla Urbanek Teixeira Silva, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, foi orientada pelo Dr. Lucas Barbosa e Souza, que, junto com os professores Dr. José Ramiro Lamadrid Marón e Dra Patrícia Orfila Barros dos Reis formou a banca de avaliação.
A pesquisa objetivou analisar as atividades de planejamento e de gestão ambientais desenvolvidas na área urbana de Palmas (TO), por parte do poder público municipal, considerando-se a percepção dos próprios indivíduos que realizam esse tipo de trabalho; considerando que o crescimento urbano e o modelo desordenado de ocupação do espaço, observados em inúmeras cidades brasileiras, têm contribuído para o surgimento e o agravamento de problemas ambientais urbanos, requerendo ações de planejamento e gestão adequados.
Ao entrevistar 35 sujeitos, entre gestores e técnicos do poder público municipal, obtiveram-se resultados que possibilitam afirmar que, conforme suas percepções que há uma atividade de planejamento satisfatória por parte da Prefeitura de Palmas, com vários projetos que contemplam o campo ambiental urbano. No entanto, conforme as essências obtidas pelas descrições dos sujeitos, nota-se que fatores como a interferência política; a falta de recursos financeiros, humanos e de infraestrutura; a falha de comunicação entre as secretarias; o organograma e a organização das pastas das secretariais; a existência de uma gestão descontínua; a aplicação inadequada de políticas públicas e de governo, dentre outros problemas percebidos e listados pelos sujeitos, comprometem a execução de uma gestão ambiental urbana adequada às necessidades da população e do meio ambiente urbano de Palmas.



Fonte: IAB Tocantins. 
 

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan