Região da Pampulha é destaque arquitetônico em BH

Pampulha

A igreja de São Francisco de Assis foi projetada por Oscar Niemeyer na década de 1940
Foto: Gracindo/vc repórter

A região da Pampulha, que engloba 34 bairros de Belo Horizonte, tem como marca a arquitetura. Diferente das pequenas cidades do interior mineiro, que são atrações turísticas em razão do ar "retrô", a Pampulha traz a "modernidade arquitetônica" para a capital mineira, como define a prefeitura ao descrever uma de suas importantes áreas de turismo.

O principal cartão postal é a Lagoa da Pampulha, que possui 18 km de extensão. À sua volta, os belo-horizontinos e quem visita a cidade podem praticar esportes, andar de bicicleta ou caminhar, por exemplo.

Outro local famoso é a igreja de São Francisco de Assis, desenhada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943. A construção marca a finalização do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, no qual se somam o Cassino (que hoje abriga o Museu de Arte), a Casa do Baile (atualmente o Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Desing), que fica em uma ilha artificial na lagoa, e o Iate Tênis Clube.

A igreja possui linhas que reproduzem as montanhas de Minas Gerais e mosaicos em suas laterais, desenhados por Paulo Werneck. No interior, encontra-se a Via Sacra, composta por 14 painéis desenhados por Cândido Portinari.

É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como seu mobiliário e acervo artístico: além do mosaico, uma pintura de São Francisco, uma azulejaria feita por Portinari, uma obra em relevo de bronze produzida por Alfredo Ceschiatti e os jardins feitos por Roberto Burle Marx.

O estádio Governador Magalhães Pinto, popularmente chamado de Mineirão, que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 também fica na região. Outra grande obra é o aeroporto, com área de 2 mi de m². Finalizam as atrações da Pampulha os parques ecológicos. Os principais são: Ursulina de Melo, Ouro Preto, Dona Clara e Fazenda Lagoa do Nado.

O internauta Gracindo, de Contagem (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/vcturista/noticias/0,,OI5710880-EI14052,00-vc+reporter+regiao+da+Pampulha+e+destaque+arquitetonico+em+BH.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan