Cinema e Arquitetura: “Dublê de Anjo” / O sonho de Alexandria

thefall4-530x898
Esta semana recomendamos um filme com uma força visual assombrosa, conseguida através do esforço do diretor indiano Tarsem Singh, que viajou por 28 países procurando e catalogando lugares que elegeria para o filme, financiado por ele mesmo. Em plena era dos efeitos especiais digitais no cinema, um maravilhoso catálogo de cores e imagens apetrechado de Arquitetura emblemáticam aparentemente impossíveis mas reais! Com as escadas infinitas e labirintos sem saída que mais parecem gravuras saídas da imaginação de M.C. Escher, o filme “Dublê de Anjo” (The Fall, 2006) narra a tentiva de suicídio de um amargo dublê de cinema hospitalizado após um acidente em filmagens. A improvável amizade com uma menina de quatro anos cria um mundo imaginário, uma simbólica narrativa da Queda e Redenção humanas.
the_fall_by_tarsem-530x324
Imagine um mundo onde tudo toma a forma que desejarmos, onde a realidade se confunde com os sonhos. Assim é o mundo criado por Alexandria, uma pequena garota que ouve as mais diferentes histórias de seu companheiro de leito hospitalar, o dublê Roy Walker (Lee Pace). Cada história é mais colorida e divertida que a outra, o que torna a garota cada vez mais encantada por seu novo amigo. Roy daria tudo para não estar nessa situação de dor e precisará da ajuda vinda das pequenas e angelicais mãos da nova amiga.
Entre outras cidades fica a curiosidade da chamada “Cidade Azul” que é na verdade Jodphpur, uma angia cidade do Rajastão, onde correu o rumor entre os habitantes que ao pintar as casas de azul se afugentavam os mosquitos e o calor. Disfruetem e comentem.

Ficha Técnica
  1. Título original: The Fall
  2. Ano: 2006
  3. Duração: 117 min.
  4. Origem: Índia, Reino Unido, Estados Unidos
  5. Diretor: Tarsem Singh
  6. Guião: Dan Gilroy, Nico Soultanakis, Tarsem Singh, Valeri Petrov
  7. Banda sonora: Krishna Levy
  8. Elenco: Lee Pace, Catinca Untaru, Justine Waddell
Fonte e reportagem completa: Alves , Jorge . "Cinema e Arquitetura: “Dublê de Anjo” / O sonho de Alexandria" 11 May 2012. ArchDaily. Accessed 12 May 2012. http://www.archdaily.com.br/48175/cinema-e-arquitetura-duble-de-anjo-o-sonho-de-alexandria/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan