CAU - Conselho Verde

CAU nasce ambientalmente sustentável

 Conselho erde

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) incorpora, como princípio, a sustentabilidade à sua agenda institucional. Adota a virtualização dos processos, através de certificação digital, eliminando o papel, e a prestação de serviços aos arquitetos e urbanistas de forma eletrônica, via SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU. Na organização, pratica a gestão ambiental, baseada nas normas da ISO 14.001, reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir riscos e melhorar o desempenho.

Duas ações importantes reforçam o viés “verde” do Conselho. As carteiras de identificação profissional e civil, com chip inteligente, possibilitam o armazenamento de dados biométricos e de certificação digital privada. Esta condição permitirá aos arquitetos e urbanistas um ganho de agilidade e segurança no tratamento dos processos e na emissão de documentos.

Outro foco é a otimização da atividade fiscalizadora: o CAU/BR disponibiliza, para todos os estados, sistema de informação geográfica que, associado a ferramentas tecnológicas, como veículos aéreos não tripulados, denominados Vants, e sensores de radio frequência, permitirá identificar construções irregulares – especialmente aquelas em áreas de risco ou que provoquem dano ambiental.

Em junho o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, assinou com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, Carta de Adesão ao Pacto do Desenvolvimento Sustentável. O documento reforça o comprometimento com a aplicação de processos sustentáveis em toda cadeia de produção, passando pelo consumo até o descarte.

O CAU/BR esteve presente, ainda, em três eventos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, na Cúpula dos Povos. Foi uma oportunidade para dialogar com a sociedade, com o objetivo de minimizar o desperdício e evitar a degradação ambiental.

Assim, o CAU trabalha para resgatar o papel de relevância dos arquitetos e urbanistas na construção de cidades com melhor qualidade. Para tanto, dá o exemplo: nasce ambientalmente sustentável.

Fonte: http://www.caubr.org.br/noticia17.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan