CAU/BR na Rio+20

riomaisvinte

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Esse será o primeiro evento internacional que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) participará, inclusive com a presença do presidente Haroldo Pinheiro, que vai convidado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O CAU/BR participará de duas mesas na Rio+20, no contexto da Cúpula dos Povos, nos dias 15 e 21 de junho, e terá como princípio norteador o lema ‘‘por justiça socioambiental nas cidades e pela sustentabilidade das estruturas urbanas’’.

Na Cúpula dos Povos, que será realizada de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo, o CAU/BR terá oportunidade de dialogar com a sociedade civil organizada, com o objetivo de participar do enfretamento ao desperdício e à degradação ambiental. No âmbito da arquitetura e urbanismo, a dimensão ambiental deve ser incorporada às políticas setoriais urbanas de habitação, abastecimento, saneamento, ordenação do espaço urbano, entre outras.

A Rio+20 coloca o Brasil no centro do mundo. Até o momento, já são 50 mil participantes credenciados, 167 chefes de Estados confirmados e 190 delegações de países. A grandiosidade da conferência está relacionada à indissociabilidade entre o homem e os sistemas naturais da terra, com vistas a promover a justiça social e a proteção do meio ambiente em um planeta que é cada vez mais habitado.

Serviço

CAU/BR na Rio+20

Data: 15 de junho, sexta-feira
Hora: 14h
Local: Tenda 24, Aterro do Flamengo (local onde será realizada a Cúpula dos Povos na Rio+20, na cidade do Rio de Janeiro)
Mesa 1: Acordos possíveis entre natureza, cultura e sociedade: experiências de concepção e de realização de projetos de preservação do ambiente natural em conjunto com a preservação de espaços culturais e da ocupação comunitária urbana.
Mesa redonda com debate: Três experiências em cidades brasileiras, que serão apresentadas em palestras de 30 minutos e em resumo impresso. Em seguida, será aberta a inscrição para contribuições do plenário.

Data: 21 de junho, quinta-feira
Hora: 18h30
Local: sede IAB RJ. Rua do Pinheiro 10, no Flamengo, Rio de Janeiro.
Mesa 2: A iniciativa das Cartas da Paisagem Brasileira e Latino Americana em discussão. Esse evento está relacionado ao objetivo de aprovação da resolução da UNESCO pela convenção global da paisagem, que tem sido trabalhado desde 2006 pela International Federation of Landscape Architects – IFLA.

12 de junho de 2012

Fonte: http://www.caubr.org.br/noticia06.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan