Cidade para viver, cidade para lucrar

A cidade é, numa visão humanista e existencialista, o lugar da urbanidade, da civilidade, da convivência do homem habitando em sociedade, da democracia, da ética, da integração e do respeito pelas diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais. A cidade é, também, o lugar das disputas, dos enfrentamentos, das convergências e divergências, da especulação, dos negócios, da riqueza e da pobreza material e espiritual. Existe um conceito transcendente que a valoriza como lugar da vida em comunidade, assim como existe um conceito imediatista que a considera o espaço da negociação, da especulação e do lucro. Ambas as considerações tem sua presença e reconhecimento na história e as cidades, ao mesmo tempo em que foram as artífices dos maiores logros culturais da humanidade, foram também o resultado de ocultas ou evidentes intrigas, jogos de poder e especulação orientados a levar vantagens nos processos de crescimento e consolidação urbana. A arquitetura, como representação dos valores sociais e culturais, manifesta nitidamente a grandeza e a miséria conjugadas nos diferentes estágios da evolução social e urbana.

Cidade para viver e cidade para lucrar são duas faces de uma mesma moeda: a dos interesses das pessoas compartilhando e construindo um mesmo espaço coletivo. Cidade como bem de uso, orientada a estimular o desenvolvimento social e cultural de seus habitantes; cidade como bem de cambio, orientada a especular e obter benefícios do próprio processo de urbanização e crescimento.

No jogo genuíno de interesses sobre o espaço urbano é necessária a presença de um arbitro com sabedoria e assistência técnica adequada para dirimir os interesses quase sempre contraditórios entre quem vê a cidade como lugar para a vida em comunidade e quem a vê como a oportunidade de realizar grandes negócios derivados da própria demanda de desenvolvimento.

O gestor político aparece como o mediador de interesses e os representantes da sociedade como os encarregados de formular as leis que devem beneficiar o desenvolvimento urbano e social sadio e civilizado.

A defesa do interesse comum é o grande lema da legislação urbana. Qual interesse? O de quem quer viver ou o de quem quer lucrar?

O debate e esclarecimento de temas que são substanciais ao desenvolvimento urbano e social torna-se urgente num momento em que o Estado de Pernambuco experimenta um singular processo de crescimento econômico que irá impactar nas estruturas das cidades e na organização do território. O planejamento urbano e territorial, assim como as políticas de desenvolvimento e integração das cidades, revelam-se temas centrais de discussão para as eleições dos futuros prefeitos e vereadores. No caso de Recife, alguns temas urbanos chamaram a atenção de variados setores da sociedade e refletem a importância que a dialética entre viver e lucrar tem assumido, e que exigirá, sem dúvidas, o compromisso político dos eleitos. Um novo tempo se vislumbra: o tempo do debate acerca das cidades e da orientação política que definirá seus destinos para usufruto da sociedade ou para negociados dos especuladores.

Roberto Ghione

Roberto Ghione é arquiteto e urbanista

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan